O Poupatempo realiza, neste sábado (23), mutirão para regularização da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em Araraquara, 950 motoristas estão com o documento vencido.
Ao todo, são 60 vagas disponíveis. Os interessados precisam ter feito o cadastramento prévio pela internet. O mutirão vai até às 13h.
A recomendação do Poupatempo é pela renovação simplificada da CNH, de forma remota. Ou seja, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade.
VEJA TAMBÉM
Araraquara: Daae alerta para desperdício de água durante estiagem
Praça tradicional de Araraquara perde calçada e ganha problemas
Covid-19: uso de máscara em Araraquara volta a ser opcional
Segundo o órgão, basta seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada e o novo documento chegará ao endereço de cadastro.
Os motoristas que tiverem CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico.
O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos.
Outra opção é o condutor solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.
Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH, precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.
Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.
LEIA MAIS
Existe o certo e o errado no design de interiores?