O antigo casarão da Avenida Padre Luciano, na Vila Xavier, em Araraquara, começou a ser desocupado, na manhã desta terça-feira (23). O local apresenta risco estrutural e será interditado para evitar novas invasões.
Servidores das secretarias de Obras e Serviços Públicos, de Assistência e Desenvolvimento Social e da Vigilância Epidemiológica fizeram o despejo dos moradores que haviam invadido o local e iniciaram o trabalho de limpeza, acompanhados de agentes da GCM (Guarda Civil Municipal).
De acordo com o coordenador municipal de Segurança Pública, Alexandre Pomponi, parte da estrutura do imóvel, que pertence à prefeitura, está comprometida e colocava em risco, inclusive, a segurança das pessoas que invadiram o local.
VEJA TAMBÉM
Moto e carro caem em buraco após rompimento de adutora em Araraquara
Morador de Araraquara transforma terreno abandonado em pomar e comedouro para aves
“A Defesa Civil fez a vistoria e constatou que partes do imóvel têm riscos de queda e as pessoas que tinham invadido, inclusive, estavam sob risco. Existe uma lei federal que dá competência para o município desocupar e fechar o local e evitar que as pessoas fiquem em risco”, explicou.
O local também era alvo frequente de reclamação de vizinhos devido à incidência de consumo de drogas e criminalidade. Em abril, por exemplo, a GCM prendeu no casarão o suspeito de roubar a casa de uma idosa na Vila Melhado.
“Existiam pessoas que transitoriamente vinham e saiam, inclusive, envolvidas em crime. Já foram feitos flagrantes aqui de pessoas que praticaram crimes em outras regiões da cidade e acabaram vindo aqui para o casarão”, afirmou.
Atualmente, apenas um casal e outras três pessoas ocupavam o casarão. Eles precisaram deixar o local e serão acompanhados por equipes da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que ainda articula como serão assistidos.
Após a desocupação, o local será interditado. “A secretaria de Obras, durante esta semana, vai tomar as medidas necessárias para evitar novas invasões“, finalizou o coordenador.
LEIA MAIS