Com o objetivo de incentivar e inspirar estudantes a terem um olhar participativo como cidadãos, a professora de Artes da Escola Estadual “João Manoel do Amaral”, Patrícia Soares, deu início ao projeto “Jovens Inspiradores”.
A iniciativa faz parte do componente curricular chamado Projeto de Vida, presente na grade curricular do segundo ano do ensino médio na escola. A proposta é que os 36 estudantes envolvidos, divididos em grupos, promovessem e trabalhassem uma atividade inspiradora, tanto para a comunidade quanto para a escolar, seja no âmbito social, voluntário ou algo relacionado à própria vida deles.
“Hoje em dia, no ensino médio, os jovens estão muito inseridos nas áreas de tecnologia, imediatismo, e acaba não tendo nada que trabalhe a construção social. Então, o projeto visa isso, fazer com que outros estudantes se inspirem, principalmente, aqueles que estão vindo do ensino fundamental, em algo que possa ajudar e contribuir de alguma forma com a sociedade ou a comunidade, tanto em geral quanto a escolar”, destaca a docente.
VEJA TAMBÉM
Lojistas de Araraquara celebram vendas nas vésperas do Dia das Mães
Covid-19: Araraquara confirma 151 novos casos; 97 estão em isolamento
De acordo com a educadora, a diretoria da escola apoiou o projeto, pois está relacionado às habilidades socioemocionais e legislação que o currículo do Estado pede como autogestão, responsabilidade, respeito, compromisso e interesse criativo. Patrícia ressalta que as atividades ocorrem dentro e fora de sala, já que os alunos precisam apresentar um relatório semanal de evidências e o que está sendo feito, além da comunicação via grupos de whatsapp.
Segundo a professora, a maioria dos grupos optou por atuar no campo social. Um deles escolheu arrecadar leite para a Vila Vicentina. Já outro, decidiu reunir itens como ração e areia para a ONG
‘Abraça Vidas’, que trabalha na assistência, proteção e defesa dos animais.
“O projeto ajudará a complementar a alimentação dos gatos abrigados. Por contar com uma média cem gatinhos, essa arrecadação ajudará imensamente na alimentação e também no incentivo e inspiração para mais grupos realizarem a mesma ajuda”, contou Elisângela Zaniboni, presidente da ONG.
“A importância do nosso projeto é ajudar os animais e, principalmente, inspirar os jovens a fazerem o mesmo e ter a consciência de que sempre é um bom dia para ajudar o próximo”, afirma a estudante Nadily Aparecida Gomes, de 16 anos. ‘Esse projeto é primordial para que no futuro nós, jovens, tenhamos em nossas atitudes como cidadãos a questão da solidariedade com o próximo”, complementa a aluna Giovana Altarejo Fávero do Nascimento, de 16 anos.
A professora complementa como o “Jovens Inspiradores” ajudará no futuro dos alunos enquanto profissionais. “Muitas empresas olham para este lado socioemocional do candidato. Então, além de contribuir para o processo de construção, enquanto cidadão, dos estudantes, ainda é uma habilidade que será exigida deles no futuro como a liderança, a iniciativa, a criatividade, independente da área que escolham como projeto na vida deles. É importante para que saibam que fazem parte de um coletivo, que têm um papel social”, finaliza.