Prestes a completar um ano, apenas 10 de 38 voluntários cadastrados têm participado do programa “Amigo Bicho”. O projeto tem como objetivo contribuir com a melhora da qualidade de vida dos animais abrigados até sua adoção.
De acordo com a coordenadora de Bem-Estar Animal da Prefeitura, Carol Mattos Galvão, a iniciativa também visa estimular a adoção por parte das pessoas que passam a conhecer os animais. Porém, com a retomada das atividades nesse início de ano, o quadro de voluntários ficou menor. “Contamos com 38 voluntários cadastrados, porém que tem vindo efetivamente podemos contar na faixa de 10 pessoas. Os animais que participam do programa estão bem mais sociáveis, não estão mais estranhando as pessoas, porque antes eles estavam acostumados só com os tratadores. O programa tem mudado muito a realidade dos bichinhos”, explica.
A coordenadora ressalta ainda que o contato com esses animais é importante. “Precisamos manter os passeios porque eles promovem muita qualidade de vida para os animais. Por isso reforçamos o convite para que as pessoas solicitem a ficha de inscrição para participar conosco e disponibilizar um pouquinho do seu tempo em prol dos animais abrigados”, salienta.
O projeto foi lançado em maio de 2021 e possibilita que os voluntários possam realizar caminhadas com os animais, além de adestramento e tratamento psicológico de cães e gatos acolhidos pela coordenadoria do Bem Estar Animal. Também é permitida a estadia dos animais aos finais de semana nas residências destes voluntários.
Como participar
O interessado em prestar o serviço voluntário deverá preencher termo de adesão ao serviço voluntário municipal, que será analisado pela Coordenadoria Executiva de Bem-Estar Animal. A ficha de inscrição deve ser solicitada pelo e-mail bemestaranimal@araraquara.sp.gov.br.
Considera-se serviço voluntário a atividade não remunerada prestada por pessoa física maior de 18 anos ou por pessoa jurídica, sem gerar vínculo empregatício ou estatutário. Ao firmar o termo de adesão ao serviço voluntário municipal, caberá ao interessado informar qual a sua disponibilidade de horário e os dias em que prestará os serviços por ele propostos.
Antes de iniciarem a prestação de serviços junto à Coordenadoria Executiva de Bem-Estar Animal, os voluntários autorizados receberão orientações dos profissionais habilitados e qualificados. Os serviços desempenhados pelos voluntários ocorrerão em local, dias e horários pré-determinados e estipulados pela coordenadoria.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3339-4441.