- Publicidade -
AraraquaraCotidianoRede pública de Araraquara registra 68 casos de câncer de mama em 2025

Rede pública de Araraquara registra 68 casos de câncer de mama em 2025

Desde a inauguração do Ambulatório de Saúde da Mulher, em 2005, 1.482 pacientes já foram acompanhadas pelo serviço

- Publicidade -

A rede municipal de Saúde de Araraquara registrou 68 casos de câncer de mama entre janeiro e setembro deste ano. O número é ligeiramente inferior aos 73 casos notificados no mesmo período de 2024.

Desde a inauguração do Ambulatório de Saúde da Mulher, em 2005, 1.482 pacientes já foram acompanhadas pelo serviço. De acordo com a coordenação da unidade, mulheres com 40 anos ou mais devem iniciar o rastreamento anual para o câncer de mama. O procedimento começa na unidade de saúde do bairro, onde a paciente passa por consulta médica ou de enfermagem e recebe o encaminhamento para a mamografia.

- Publicidade -

“Caso a mulher apresente nódulo ou qualquer alteração, também pode procurar a unidade para avaliação clínica. Se houver necessidade de atendimento especializado, será encaminhada ao Ambulatório da Mulher para diagnóstico e tratamento”,  afirmou a gestora do ambulatório, Aline Fidelis.

Outubro Rosa intensifica atendimentos

Como parte das ações do Outubro Rosa, a unidade intensificou, a partir desta terça-feira (14), os agendamentos de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos. A expectativa é atender cerca de 280 pacientes até quinta-feira (16), repetindo o volume de atendimentos do ano passado.

A campanha tem como objetivo ampliar o acesso ao exame, considerado essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama — o tipo mais frequente entre as mulheres. O rastreamento é recomendado anualmente até os 74 anos.

- Publicidade -

veja mais

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas