Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Posto de saúde de assentamento rural na região está sem médico

Prefeitura diz que os dois profissionais do local pediram demissão e não consegue interessados para substituí-los. Município se interessa por participar do Mais Médicos

| ACidadeON/Araraquara

 

Posto de saúde do assentamento rural em Motuca está sem médicos. (Foto: Nilson Porcel/EPTV)

A Prefeitura de Motuca está com dificuldade para contratar médicos para o posto de Estratégica de Saúde da Família que atende o assentamento rural. As informações são do G1 São Carlos e Araraquara.

Os dois médicos que trabalhavam no local pediram demissão e a prefeitura disse que ainda não conseguiu contratar substitutos.

Um dos médicos saiu em setembro. A prefeitura abriu concurso para substituto, mas não houve interessados.

A outra médica que atendia no local pediu demissão na última semana, deixando os moradores sem atendimento médico.

A Secretaria de Saúde pretende substituir as vagas por profissionais do Mais Médicos. O pedido foi feito em junho, mas não será atendido pelo edital aberto recentemente porque este prevê apenas a substituição dos médicos cubanos que voltaram para Cuba. 

Sem atendimento
O posto abrange uma população de 1,3 mil pessoas e faz cerca de 120 atendimentos por semana. Também é o local para atendimentos de urgência e emergência, mas atualmente apenas uma enfermeira e uma técnica de enfermagem estão trabalhando.

"Nós estamos vendo as maneiras legais para contratar alguém. O correto seria abrir um processo seletivo para contratação temporária", afirmou o secretário de Saúde e Desenvolvimento Social, Marcio Contarim.

O prazo para a realização da contratação dessa forma, se houver interessados, é de pelo menos dois meses. Enquanto isso, os pacientes precisam viajar 12 quilômetros para serem atendidos na Unidade de Saúde Básica da cidade. 


O Ministério da Saúde informou que estuda uma maneira de ampliar o Mais Médicos e que lançou um edital para que os municípios manifestem interesse no programa e que, a partir desse mapeamento vai reavaliar a distribuição dos profissionais.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON