Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Araraquara confirma 1.034 casos de dengue em uma semana

Cidade chega ao número de .3824 casos e epidemia se agrava; Prefeitura pede ajuda da população para eliminar criadouros do mosquito

| ACidadeON/Araraquara

3.824 pessoas foram infectadas pela dengue em Araraquara, segundo atualização (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)
Em meio a uma grave epidemia de dengue, Araraquara chega nesta segunda-feira (18) a 3.824 casos confirmados da doença. Houve crescimento de 1.034 casos em uma semana, quantidade acima da média computada nas últimas atualizações. Nos 77 dias deste ano, quase 50 casos são confirmados diariamente. 

De acordo com boletim da Vigilância Epidemiológica, o crescimento acima da média se deu porque houve uma força tarefa no final de semana para agilizar a contagem das fichas de pacientes suspeitos que aguardavam conclusão. Também nesta força tarefa foram descartados 803 casos suspeitos.  

Até agora, na cidade em decorrência da dengue três pessoas morreram e quatro mortes são suspeitas e aguardam laudo do Instituto Adolfo Lutz. 

"Este número demostra que ainda estamos em período de transmissão. Os casos estão aumentando e por isso, mais do que nunca precisamos do apoio da população para eliminar os criadouros", diz a secretária de Saúde Eliana Honain.  

Segundo a secretária de saúde, 80% dos criadouros do mosquito da dengue estão dentro das residências, ou seja, a participação da população para derrotar os criadouros é fundamental. Mesmo com todos os apelos, intensificação das fiscalizações e multas, muitos são os locais encontrados na cidade com dezenas de criadouros do Aedes aegypti.  

"Também estamos realizando o fumacê, ação que circula nos bairros com maior número de pessoas doentes, mas, lembramos que o veneno só mata os mosquitos adultos, os criadouros precisam ser eliminados pelos moradores", reforça Honain.  

Doentes
A Secretaria de Saúde reforça que toda a assistência aos pacientes com suspeita de dengue está sendo prestada nas unidades de saúde e também nos dois dengários.  

Os sintomas do vírus são dor no corpo, dor de cabeça, febre, vômitos. Nestes casos a orientação é procurar um médico.  

Está com dengue? Veja onde procurar ajuda em Araraquara:
- Dengário1: Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear) atende todos os dias, inclusive aos fins de semana, das 7h às 17h.
- Dengário2: Rua Voluntários da Pátria (Rua Cinco), nº 2.310, no Centro, das 7h às 20h.
- Estão funcionando em horário ampliado os postos de saúde dos bairros Jardim Paulistano, América, Iguatemi e Selmi Dei I, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h, e aos sábados, das 13h às 19h.
- Também estão atendendo casos de dengue as Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) que ficam nos bairros Valle Verde, Vila Xavier e na Via Expressa.




Mais do ACidade ON