Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Fechado há dois anos, Parque do Basalto deve ser reaberto ainda em 2019

De acordo com o superintendente do Daae, Donizete Simioni, já existe um projeto de revitalização para o local fechado desde 2017

| ACidadeON/Araraquara

Parque do Basalto está fechado desde 2017.


Fechado desde 2017, o Parque do Basalto deve ser reaberto ainda este ano. A afirmação é do superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE), Donizete Simioni, que disse já existir um projeto para a revitalização do local.  

A ideia da direção da autarquia é utilizar os recursos do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) para revitalização do Basalto, assim como feito na Represa do Lajeado. O custo estimado para recuperação do Parque é de R$ 300 mil.  

O local, que é uma reserva ambiental já levou muitos moradores a admirarem sua rica biodiversidade e a conhecida cachoeira, que antigamente era a principal atração do Parque, localizado no Jardim Santa Clara. O local também abriga muitas árvores, plantas, animais e espécies nativas.   

Parque do Basalto passou a ser responsabilidade da Prefeitura depois que universidade deixou local (Amanda Rocha/ACidadeON)

Nos últimos 20 anos os cuidados foram de responsabilidade de uma universidade e agora é o DAAE quem realiza a manutenção. Donizete Simioni explica que o departamento pretende utilizar os recursos das multas ambientais no município, para colocar em prática o projeto de reabertura do parque, da mesma forma que vem acontecendo com a Represa do Lajeado. 

"Vamos passar para o Conselho aprovar também e abrir um processo de licitação para a contratação de uma empresa que possa fazer não só a recuperação do prédio, mas do madeiramento, das áreas de segurança, dos passeios, catalogação de todas as espécies e depois abrirmos novamente à população", explica Simioni.   

Parque do Basalto em Araraquara

O custo estimado para a recuperação do espaço é de R$ 300 mil e Simioni assegura que o parque deve ser entregue ainda este ano. "Estou me comprometendo aqui publicamente como superintendente do DAAE em estar devolvendo e entregando novamente o Parque do Basalto à população também ainda este ano", finaliza.  

O Parque do Basalto surgiu da recuperação de uma pedreira degradada e ocupa 65 mil m², entre os bairros Jardim Pinheiros e Residencial São Paulo, na região Leste da cidade.  

(Com informações de Cassiane Chagas, da CBN Araraquara)  

VEJA FOTOS DO PARQUE DO BASALTO:



Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON