Aguarde...

cotidiano

Trabalhadores da Embraer fazem acordo para garantir empregos

Trabalhadores representados pelo Sindicato dos Metalúrgicos aprovaram medida com 92% dos votos

| ACidadeON/Araraquara

Trabalhadores da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto fecharam acordo com a empresa (Foto: Cláudio Capucho/Divulgação Embraer)



Funcionários da Embraer, na unidade de Gavião Peixoto aprovaram acordo coletivo, nesta quarta-feira (15), que prevê a suspensão temporária de contratos de trabalho com ajuda compensatória e a redução de jornada e salário, com garantia de emprego no retorno ao trabalho. O acordo passa a ser válido a partir de quarta-feira (22).

A medida foi deliberada em assembleia geral online convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica de Araraquara e Região. No encontro, 92% dos trabalhadores optaram por acatar o conjunto de ações emergenciais e temporárias com duração entre 60 e 90 dias, garantia do emprego por quatro meses a partir da assinatura do acordo, ou pelo período correspondente ao tempo em que estiver em redução de jornada ou salário.

O acordo prevê também que o grupo de colaboradores que terão suspensão temporária do contrato de trabalho (layoff) por até dois meses receberá garantia de emprego por período correspondente ao que estiverem nessa condição. Nessa modalidade, os colaboradores terão a ajuda compensatória mensal, já somada ao benefício emergencial de preservação do emprego que será pago pelo Governo Federal.

Mais do ACidade ON