Aguarde...

cotidiano

Prefeitos questionam Artesp sobre suspensão do intermunicipal

Ação ocorre após empresa suspender serviço temporariamente por causa da redução no número de passageiros

| ACidadeON/Araraquara

Luizão, de Nova Europa e Adriano Marçal, de Gavião Peixoto, se reuniram nesta sexta (5) (Foto: Divulgação)

Os prefeitos das cidades de Gavião Peixoto e Nova Europa questionam a Agência de Transporte Terrestre do Estado de São Paulo (Artesp) sobre a suspensão do serviço de transporte coletivo intermunicipal para a cidade de Araraquara. 

Adriano Marçal, de Gavião e Luiz Carlos dos Santos, de Nova Europa, ambos do PTB, se reuniram, nesta sexta-feira (5), para buscar alternativas para solucionar o impasse.  

Ambos alegam que sem transporte intermunicipal, moradores que trabalham em municípios vizinhos estão sendo prejudicados. 

"A reunião que tivemos foi para conversar e ver o que será possível fazer. Vamos procurar a Artesp, pois não temos condições de oferecer transporte público para Araraquara e não podemos fazer. Infelizmente, fomos muito prejudicados", ressalta o prefeito de Nova Europa.  

LEIA TAMBÉM 

Ônibus de Araraquara a Nova Europa e Ribeirão Bonito são suspensos

O ACidade ON tentou contato, por telefone, com Adriano Marçal, porém, sem sucesso. Através de suas redes sociais, o prefeito de Gavião Peixoto afirma que não há outra alternativa se não conceder o transporte até que a Artesp se posicione. 

"Não temos alternativa no momento, a não ser conceder o transporte a estes cidadãos até a ARTESP, empresa responsável pela fiscalização do contrato com a Viação Paraty, tomar as providencias legais cabíveis contra a arbitrária decisão unilateral da Empresa responsável pela concessão do transporte intermunicipal", escreveu.  


Após ofício recebido pela Prefeitura Municipal de Gavião Peixoto, comunicando a "paralisação" temporária do transporte...

Publicado por Adriano Marçal em Sexta-feira, 5 de março de 2021


O QUE DIZ A PARATY SOBRE A SUSPENSÃO?
Por meio de nota, a Viação Paraty explica que as linhas de Ribeirão Bonito/Araraquara e Nova Europa/Araraquara, desde março de 2020, com o início da pandemia, tiveram redução superior a dois terços no número de passageiros transportados. 

"Mesmo com a queda a Viação Paraty comprometida com o transporte de seus clientes e acreditando na retomada manteve o seu funcionamento. Ao decorrer do ano as medidas de restrições das cidades essa retomada se tornou ainda mais distante", diz trecho do documento. 

"Hoje o número de passageiros transportados infelizmente não cobre seu custo Operacional para se colocar a linha pra rodar. Em Ribeirão Bonito, por exemplo, o valor arrecadado não cobre nem o salário do nosso motorista. Portanto foi tomada a decisão da suspensão de tais linhas. Tal decisão também toma como base o no regimento do órgão regulador, ARTESP, a Viação Paraty pediu tal suspensão", completa.  

Operação das linhas na região é feita pela empresa Viação Paraty (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)

O QUE DIZ A ARTESP?
Ao ACidade ON, através de nota, a Artesp afirma que em razão das restrições impostas pela pandemia da covid-19 e motivada pela redução da demanda de passageiros no Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal emitiu comunicado externo DPL número 09/2020, que permite alterações operacionais adotadas temporariamente pelas empresas credenciadas para a prestação de serviços, como a supressão de horários de algumas linhas de ônibus. 

"Entretanto, as empresas são obrigadas a cumprir, no mínimo, um terço do total de horários estabelecidos pela ARTESP, priorizando os intervalos entre 05h e 08h; 11h e 13h e 17h e 20h. Caso haja alguma alteração nas saídas ou qualquer outra mudança, as empresas devem comunicar à agência e aos usuários com sete dias de antecedência", diz o documento. 

"Em relação à Viação Paraty, a empresa comunicou à ARTESP a suspensão temporária das linhas de Araraquara e Nova Europa em razão da baixa demanda de passageiros. À medida que a demanda de passageiros se restabeleça, a grade de horários voltará gradativamente", conclui.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON