A retomada dos voos diários partindo do aeroporto de Araraquara, anunciada nesta terça-feira (28), permitirá a conexão da cidade com outros 61 destinos operados pela Azul Linhas Aéreas. Uma das possibilidades, por exemplo, será partir do aeroporto “Bartholomeu de Gusmão” às 6h40 e desembarcar em Orlando, nos Estados Unidos, no mesmo dia, às 18h.
Inicialmente, a empresa deve operar quatro voos diários saindo de Araraquara com destino a Campinas a partir de 14 de outubro. Serão usadas aeronaves do tipo ATR, com capacidade para 70 passageiros. O aeroporto de Viracopos, em Campinas, concentra voos para os principais destinos operados pela Azul, incluindo linhas internacionais diretas para Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos; Lisboa, em Portugal; e Paris, na França.
Com isso, o passageiro pode embarcar em Araraquara e desembarcar em Orlando, onde está localizada a Disney, em 12h20. Simulação realizada pelo acidade on no site da empresa revelou a possibilidade de embarcar no aeroporto Bartholomeu de Gusmão às 6h40, fazer conexão em Campinas às 10h15 e desembarcar no aeroporto de Orlando às 18h.
O passageiro que embarcar em Araraquara em poucas horas também conseguirá chegar a destinos como Recife (PE), Salvador (BA), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Juazeiro do Norte (CE), Natal (RN), Foz do Iguaçu (PR), Porto Seguro (BA), Goiânia (GO), Navegantes (SC), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), entre outros.
As vendas de passagens estão disponíveis no site da empresa, na central de vendas ou nas agências de viagens parceiras. Segundo informado pela Azul, o retorno das operações foi fruto do trabalho conjunto entre a empresa, Embratur, governo de São Paulo e Prefeitura.
QUATRO ANOS SEM VOOS
O aeroporto de Araraquara ficou mais de quatro anos sem voos e, nesse período, foi arrematado pela Rede Voa como parte do lote Sudeste de um leilão promovido pelo governo de São Paulo, na gestão João Doria (PSDB), em 15 de julho de 2021.
Na oportunidade, foram arrematados também os aeroportos de Ribeirão Preto, Sorocaba, Avaré, Bauru-Arealva, Franca, Guaratinguetá, Marília, São Carlos, Registro e São Manuel. A chegada da Rede Voa rendeu expectativa devido ao aporte prometido de R$ 16 milhões.
A concessionária assumiu a operação em Araraquara em 1º de abril de 2022 e, desde então, vinha atuando para deixar o aeroporto operacional. No dia 16 de março de 2023, o espaço foi reinaugurado com a promessa de retomada dos voos comerciais ainda naquele ano.
O “Bartholomeu de Gusmão” não recebia voos comerciais desde 23 de março de 2020, inicialmente devido à pandemia da covid-19. Os voos seriam retomados em 30 de junho do mesmo ano, porém, a doença se agravou, deu nova trégua e a retomada da linha para Campinas ficou incerta até o anúncio desta terça-feira.