O número de roubos na região de Araraquara cresceu 39%, entre 2021 e 2022. Nos primeiros cinco meses deste ano, foram 209 casos registrados em nove municípios, segundo dados da secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP).
Matão foi a cidade com o maior crescimento. De um ano para outro, a alta foi de 104%, saltando de 20 para 49 ocorrências.
Por outro lado, Rincão se destaca como o único município em que os roubos caíram. A queda foi de 25%, passando de quatro para três casos.
VEJA TAMBÉM
Dois postos são assaltados em menos de meia hora em Araraquara
Homem é preso por roubo de caminhonete em Matão; outro fugiu
Percentualmente, lideram os municípios de Matão (104%), Nova Europa e Santa Lúcia (100%), Boa Esperança do Sul (33%), Américo Brasiliense (25%) e Araraquara (21%). Gavião Peixoto se manteve estável e Motuca saltou de 0 para 1 caso.
Por meio de nota, a SSP informou que as forças de segurança têm reforçado os programas de policiamento em toda região de Araraquara e intensificado as ações de patrulhamento, que são reorientadas de acordo com as dinâmicas criminais.
No mesmo período em que houve aumento nos roubos, a secretaria afirmou que o trabalho conjunto das polícias resultou em mais de 6,3 mil prisões, 374 armas de fogo ilegais apreendidas e 1,1 mil veículos roubados ou furtados recuperados.
Segundo a SSP, é importante o registro de boletim de ocorrência dos casos para orientar o policiamento nas ruas e possibilitar investigações para a detenção dos autores. “Todos os casos registrados são investigados”, finalizou a nota.
Além dos distritos policiais, o registro da ocorrência também pode ser feito pela Delegacia Eletrônica.
LEIA MAIS
Araraquara: áudio mostra truculência da GCM com criança em abrigo