- Publicidade -

AraraquaraCotidianoSamu deve perder 15 servidores com demissão de aposentados em Araraquara

Samu deve perder 15 servidores com demissão de aposentados em Araraquara

Órgão deve dispensar um médico, nove técnicos de enfermagem e cinco motoristas socorristas segundo a Secretaria Municipal de Saúde

- Publicidade -

Ao menos 15 profissionais que fazem parte do quadro de funcionários Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) devem ser desligados com as demissões dos servidores aposentados em Araraquara.

O órgão deve dispensar um médico, nove técnicos de enfermagem e cinco motoristas socorristas segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

- Publicidade -

Os funcionários representam 11% da equipe, que conta com 134 profissionais. O quadro atual é composto por 12 enfermeiros, 28 técnicos de enfermagem, 36 motoristas socorristas, 15 telefonistas, cinco operadores de rádio, um agente operacional, um assistente administrativo e 36 médicos.

Ainda não há uma data para os desligamentos, que estão suspensos temporariamente desde fevereiro de 2025 após decisão do TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo, mas podem ser retomados a qualquer momento.

A Justiça atendeu um pedido do Sismar (Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região) depois de um impasse com a Prefeitura de Araraquara relacionado às multas de 40% do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde

Questionada pelo acidade on, a Secretaria Municipal de Saúde, informou em nota que o Samu “realiza os ajustes necessários para garantir a manutenção integral dos serviços prestados à população.”

A secretaria disse que para repor o quadro de motoristas socorristas, cinco profissionais já foram convocados via concurso vigente.

- Publicidade -

A Pasta também afirmou que deve abrir um novo concurso para suprir a demanda do Samu e que estão previstas a realização de horas-extras de maneira emergencial até a efetivação dos novos profissionais.

Já a reposição dos postos de técnicos de enfermagem “será realizada de forma imediata, por meio de processo interno de remoção, assegurando a continuidade das atividades do Samu sem prejuízo no atendimento“, segundo a Prefeitura.

- Publicidade -

Raquel Baes
Raquel Baeshttps://www.acidadeon.com/araraquara/
Raquel Baes é formada em Jornalismo pela Universidade de Araraquara (Uniara) desde 2018. Passou pelas redações do Portal g1, EPTV Central e atualmente escreve para a editoria de Lazer e Cultura do acidade on Araraquara

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas