A Santa Casa de Araraquara está em primeiro lugar no número de captações de órgãos e tecidos do ranking de hospitais que respondem para a Organização de Procura de Órgãos da regional de Ribeirão Preto (OPO-RP), segundo dados do Sistema Estadual de Transplantes (SET) da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo.
Entre os meses de janeiro e maio de 2019, a unidade emitiu 18 notificações de morte encefálica (ME), sendo realizada a captação de órgãos de nove doadores.
Para o médico Renato Gilio, presidente da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos e Transplantes (CIHDOTT) e médico coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição, o resultado é importante, pois demonstra o trabalho que vem sendo realizado no local. “Ter o nosso serviço em primeiro lugar na nossa região do interior do Estado, tanto em diagnóstico como em captação de órgãos e tecidos, nos traz muito orgulho e satisfação pelo trabalho desenvolvido”, afirma.
Segundo o médico André Peluso Nogueira, Diretor Técnico da instituição, o resultado reflete os investimentos que vem sendo realizados na unidade.
CIHDOTT
O órgão é responsável por todos os protocolos de morte encefálica abertos na instituição. Seus membros são profissionais de setores específicos do hospital, como emergência, enfermaria SUS, UTI e Centro Cirúrgico, mas é composta também, por profissionais da equipe multi como a psicóloga hospitalar, que dá suporte aos familiares e do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde (SCIRAS) que é responsável pelo controle da infecção hospitalar.