- Publicidade -
CotidianoSanta Casa de Araraquara tem projeto 'amigos virtuais' para quem está na UTI

Santa Casa de Araraquara tem projeto ‘amigos virtuais’ para quem está na UTI

Ferramenta implantada no hospital por meio de tablets tenta ajudar no tratamento de quem está internado

- Publicidade -

Visitas e acompanhantes virtuais na Santa Casa de Araraquara (Foto: Reprodução EPTV)

 
A Santa Casa de Araraquara criou um projeto de acompanhantes virtuais para humanizar tratamento de pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

- Publicidade -

As visitas, que já eram restritas, foram proibidas por causa da covid-19. Mas o projeto implantado no hospital por meio de tablets tenta ajudar no tratamento de quem está internado. 

 Segundo a gerente de serviços da Santa Casa, Juliana Lujan, os amigos virtuais viraram parte da equipe da UTI.

“Eu acho que para o nosso funcionário também é muito bacana porque ele começa a perceber coisas que são da vivência do paciente antes dele estar aqui. Então fica mais fácil a comunicação e a interação com esse paciente”, explicou.

E foi esse amigo virtual que ajudou a encurtar a distância da Santa Casa até a casa da empregada doméstica Lucia Helena Aleixo Gomes em São Carlos. Por videochamada, ela pode visitar a companheira que estava internada na UTI e nem precisou sair da cozinha de casa. Bastou pegar o celular para poder matar e acalmar o coração.

“Foi muito emocionante. A saudade até amenizou mais meu coração de ver a carinha e ouvir a voz dela”, disse Lucia. Era pelo celular mesmo que ela recebia notícias de Carmen, internada há mais de uma semana depois de fazer uma cirurgia no fígado.

- Publicidade -

“Trabalhei até mais tranquila. A primeira coisa que ela me perguntou foi se eu estava bem. Falei, estou morrendo de saudade de você”, contou.  

Para a gerente de serviços do hospital, é muito emocionante quando ocorre esse contato, o que é fortalecedor para o paciente.

“Isso estimula o entretenimento e com certeza favorece uma alta mais precoce”, disse a enfermeira Maria Augusta Carmona DAndrea.

A Santa Casa tem apenas três tablets que foram doados, assim como suportes e fones de ouvido descartáveis. Quem puder doar esses equipamento, é só acessar o site do hospital.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -