A secretaria de Saúde de Araraquara confirmou, na tarde desta segunda-feira (24), mais duas mortes por dengue. Com as novas confirmações, sobe para três o número de óbitos pela doença em 2025. As vítimas, ambas mulheres, estavam internadas na Santa Casa de Araraquara.
A primeira vítima é uma mulher de 78 anos, que morreu no dia 15 de fevereiro. Ela possuía comorbidades, mas o quadro de saúde foi agravado pela dengue. A segunda vítima é uma mulher de 56 anos, que morreu em 10 de março e também apresentando comorbidades.
PRIMEIRA MORTE
O primeiro óbito registrado neste ano pela doença, em Araraquara, foi confirmado em 20 de fevereiro e tratava-se de um homem de 84 anos. Ele morreu em 24 de janeiro Ele também possuía e possuía comorbidades como Alzheimer, diabetes tipo II e cardiopatia.
DENGUE
Atualmente, a cidade conta com 3693 casos confirmados desde 1° de janeiro. A cidade também registra 6168 notificações, 1459 casos descartados e 27 pessoas internadas em unidades de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, conforme protocolo, todos os óbitos suspeitos de dengue são submetidos a exames laboratoriais realizados pelo Instituto Adolfo Lutz e, posteriormente, analisados por um comitê técnico composto por médicos infectologistas e representantes da vigilância municipal e estadual.
ONDE PROCURAR AJUDA
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, ao sentir sintomas de dengue, como febre, dor no corpo e nas articulações, o paciente procure atendimento inicial no posto de saúde mais próximo da sua residência. Todas as unidades estão preparadas para atender casos da doença e funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
Além disso, as pessoas podem procurar pelo dengário, localizado no antigo Cear e que atende exclusivamente pessoas com sintomas de dengue. O dengário, localizado na Rua Antônio Ivo Magnani, 430, na Fonte Luminosa, funciona todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, das 7h às 20h, com atividades até as 22h. Este local atende adultos e jovens a partir de 11 anos.

