Com o clima quente do verão e as festividades do carnaval, muitas pessoas recorrem ao energético em busca de uma dose extra de energia para acompanhar o ritmo intenso da folia. No entanto, o consumo dessas bebidas requer atenção especial.
Segundo o cardiologista Dr. Yuri Brasil, os estimulantes podem ocasionar efeitos adversos e prejudicar o funcionamento do coração.
“Os energéticos são compostos por estimulantes, como a cafeína e a taurina, responsáveis por oferecer um aumento temporário de energia, contudo, eles também aumentam a frequência cardíaca e a pressão arterial, o que representa um risco que muitas pessoas, especialmente aquelas que já possuem condições cardíacas pré-existentes, não levam em consideração”, explicou.
Diante desses riscos, o cardiologista orientou que o consumo seja feito com moderação, se possível, substituindo por alternativas mais saudáveis, como frutas, sucos e demais alimentos que sejam fontes naturais de energia.
O especialista reforçou ainda ser crucial não comprometer a saúde cardíaca em busca de uma dose momentânea de vigor.
“Nas situações em que o individuo tiver ingerido estimulantes e apresentar sinais como palpitações, ansiedade exacerbada, sudorese excessiva ou demais sintomas que possam representar alguma alteração cardíaca, a recomendação é procurar atendimento médico imediato. Lembrando que pessoas com condições pré-existentes não devem ingerir energéticos sem antes consultar um especialista”, concluiu.