- Publicidade -
CotidianoSem asfalto e mal iluminada, moradores reclamam de rua de Araraquara

Sem asfalto e mal iluminada, moradores reclamam de rua de Araraquara

Parte da Rua do Jardim Santa Júlia II está sem asfalto e prejudica vida de moradores

- Publicidade -

Sem asfalto: Rua Vanessa Marianno Sônego no Jardim Santa Júlia II é alvo de reclamação há anos (Foto: Amanda Rocha)

 

- Publicidade -

Uma rua sem asfalto e mal iluminada no Jardim Santa Júlia II, em Araraquara, tem dado muita dor de cabeça aos moradores. E o problema não é recente. 

De acordo com a inspetora de qualidade Débora Janaína Machado, 45 anos, mora na Rua Vanessa Marianno Sônego há quatro anos e já passou por diversas situações. 

“Estou aqui há quatro anos e a situação continua a mesma, sem asfalto, colocamos até um morro na esquina para não acumularem lixo, até carro roubado já deixaram ali”, comentou. 

A rua abandonada acumula lama, lixo, mato alto e até assaltos – na região que está mal iluminada. A moradora comentou que chegou a protocolar um documento na Prefeitura sobre o asfalto assim que se mudou para o bairro e aguarda até hoje.  

- Publicidade -
Abandono: mato alto, lixo e falta de iluminação no Jardim Santa Júlia II (Foto: Amanda Rocha)

“Já fui até a Prefeitura, protocolaram um documento e falaram que ia fazer o asfalto. Isso foi logo que eu mudei para cá, e nunca fizeram nada. “, frisou. 

Em junho deste ano, a reportagem do ACidadeON Araraquara publicou uma matéria relatando o mesmo problema, porém em outra quadra. 

MAL ILUMINADA
Segundo Débora, as luzes dos postes são alaranjadas e muito fracas. Ela já chegou a ser perseguida por um homem durante o trajeto para pegar o ônibus para o trabalho. 

“Falta iluminação, a luz é muito fraca, quando eu voltava de madrugada do meu trabalho tinha muito medo, um homem chegou a correr atrás de mim e o motorista do ônibus viu e foi pra cima do homem”, apontou. 

Não bastasse o problema com a falta de iluminação e asfalto, há ainda mato alto próximo à linha de trem que atrai animais peçonhentos, como os escorpiões. Vizinhos chegaram a comprar uma roçadeira para aparar o mato alto. 

“Uma vizinha chegou a comprar uma roçadeira, comprávamos combustível, e íamos nos revezando para cortar o matagal. Aí a Prefeitura começou a cortar. Mas o que salva a gente aqui são as galinhas, porque comem os escorpiões, eu tenho que ter galinha em casa para caçar escorpião”, desabafou.  

Sem asfalto: trecho da Rua Vanessa Marianno Sônego no Jardim Santa Júlia II é alvo de reclamação há anos (Foto: Amanda Rocha)

O QUE DIZ A PREFEITURA
Em nota, a Prefeitura de Araraquara informou por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos que tem se empenhado em busca de recursos junto aos governos estadual e federal para continuar avançando na pavimentação asfáltica e no recapeamento das vias de Araraquara. De acordo com a nota, o objetivo é que assim como a Rua Vanessa Marianno Sônego, nenhuma rua do município fique sem a infraestrutura básica de asfalto. 

“Desde 2017, mais de 600 quarteirões em toda cidade de Araraquara foram recapeados, em um investimento que ultrapassa R$ 34 milhões. Além disso, mais de 40 quarteirões receberam pavimentação e drenagem, com um investimento de R$ 12 milhões, beneficiando moradores da Chácara Flora, Parque Planalto, Parque Gramado, Jardim Brasília, VI Distrito Industrial, Jardim Palmares, Cidade Jardim e Jardim Morumbi”, disse a Prefeitura.  

Ainda de acordo com a nota, são priorizadas as demandas eleitas nas plenárias do Orçamento Participativo (OP). 

” Por isso juntamente com o esforço da administração municipal de buscar recursos, é fundamental que a população se organize para participar das reuniões do OP e aponte suas prioridades”, reforçou a Prefeitura. 

SOBRE A FALTA DE ILUMINAÇÃO
Em relação à iluminação, a Prefeitura apontou que Araraquara terá 100% de iluminação LED até o final de 2021. 

“Essa é a meta do programa Ilumina Araraquara, que está modernizando a rede de iluminação pública do município com a troca de lâmpadas e luminárias convencionais pela tecnologia LED. A troca começou pelos bairros mais periféricos e continua avançando, até contemplar toda a cidade”, reforçou. 

Já sobre o lixo, a Prefeitura reiterou que população deve colaborar e descartar corretamente o lixo. 

“Uma força-tarefa de combate à dengue da Prefeitura atua sistematicamente em toda a cidade para retirar entulho, lixo ou qualquer tipo de inservíveis, de quintais e terrenos, mas é fundamental que a população colabore, utilizando o serviço de coleta regular para descarte de lixo”, apontou a nota. 

Para denunciar descarte irregular de lixo, queimadas entre outros, a população deve ligar para o número 0800 770 1595.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -