- Publicidade -
CotidianoSem os tapetes, Corpus Christi de Matão se reinventa mais uma vez

Sem os tapetes, Corpus Christi de Matão se reinventa mais uma vez

Este ano a programação cultural vai ser on-line; evento vai resgatar a memória da festa, com artistas plásticos e músicos, além das celebrações religiosas

- Publicidade -

Corpus Christi em Matão é conhecido nacionalmente (Fotos: Amanda Rocha)

 Sem os tradicionais tapetes, o Corpus Christi de Matão vai se reinventar mais uma vez.   

- Publicidade -

Para manter a tradição em meio à pandemia, este ano a programação cultural vai ser online, resgatando a memória da festa, com artistas plásticos e músicos. 

As celebrações religiosas também serão transmitidas e a procissão será substituída por uma carreata.   

TAPETES COLORIDOS 
Do alto, os tradicionais tapetes de Corpus Christi formavam uma imensa cruz, no Centro de Matão. Eram 12 quarteirões inteiros decorados. A cor viva, os desenhos, o resultado do trabalho de voluntários, se tornaram uma tradição na região. 

O funcionário público, João Luiz Geisdr, conta que a festa de Corpus de Christi foi ficando conhecida, ao longo de cada edição, já foram 73 celebrações. 

“A gente fica muito triste porque não está tendo, todo mundo que vinha de fora admirava”, conta. 

- Publicidade -

A fiscal de trânsito, Seluana Souza, nasceu e cresceu em Matão. Ela viu de perto a festa, que começou aos pés da Matriz Senhor Bom Jesus, se tornar uma atração turística. O evento chegou a reunir 80 mil pessoas. 

“Eu nasci aqui e acompanho desde criança, já é o segundo ano que não está tendo”, lamenta. 

Mas este ano, mais uma vez, os tapetes não vão cobrir o asfalto. Vai fazer falta, na opinião da faxineira Cristiane de Fátima Alves. 

“São maravilhosos os tapetes, faz muita falta”, comenta.  

ONLINE 
Isso não significa que a festa não vai acontecer. Muito pelo contrário. O evento vai ser ao vivo, com transmissão pela internet.

Este ano a programação cultural vai resgatar a memória da festa. Além da parte religiosa, artistas plásticos e músicos também vão se apresentar. 

O artista plástico Elio Floriano será um deles. Desde 1987, ele doa parte do seu trabalho para a festa. Este ano, vai se reinventar e criar desenhos com areia dentro da Casa da Cultura um dos espaços reservados para a programação cultural. 

“A ideia está se desenvolvendo e amadurecendo, no dia vai ser uma coisa muito bonita e expressiva. Mas a expectativa é que a população se conecte e assita, vai ser o primeiro evento nosso online”, diz. 

Segundo o diretor cultural da cidade, Juliano Jacopini, tudo vai estar na internet e em tempo real.
“A gente vai ter umas três câmera que vão operar em momentos diferentes , e as pessoas vão poder interagir com a gente ao vivo pelas redes sociais” 

A transmissão vai começar às 14h nas redes sociais da prefeitura de Matão. 

O secretário de administração, Willian de Caetano Bassi, explica que haverá cobertura das celebrações religiosas, apresentações musicais e exibição de vídeos com imagens que eternizam a memória do evento. 

“O Corpus Christi este ano vai focar em uma live no dia 3, e vamos falar sobre toda aquela organização que teve ao longo dos 73 anos, sobre a cultura e a fé. Porque é uma festa cristã. Também teremos apresentações artísticas , culturais e vamos entrevistar personalidades desses 73 anos, em um espaço totalmente preparado e com distanciamento. Outra questão importante é que vamos ter simultaneamente libras, para garantir acessibilidade durante a nossa transmissão”, informa. 

Neste ano, a procissão será substituída por uma carreata, e apenas a entrada da igreja Matriz será enfeitada, além da porta das casas de moradores que fazem questão de manter a tradição. 

Também haverá duas missas, a primeira, às 8h, e outra às 19h. As celebrações serão transmitidas na rede social da paróquia Senhor Bom Jesus.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -