
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE) comunicou, nesta sexta-feira (27), que a tarifa de água vai ficar 10,36% mais cara a partir de março em Araraquara.
A nova tarifa será praticada 30 dias após a publicação de portaria da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ).
Segundo informado pelo DAAE, o aumento ocorre após estudos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros, além de considerar os investimentos realizados em 2022.
VEJA TAMBÉM
Carreta pega fogo e interdita rodovia na região de Araraquara
Comportamento: psicólogas de Araraquara dão dicas na voltas às aulas
O comunicado apontou ainda que foram investidos R$ 12,4 milhões para a perfuração de dois novos poços profundos, além da promoção de melhorias nas redes de água e esgotos.
No relatório apresentado pela ARES-PCJ, a agência apontou defasagem tarifária causada, principalmente, pelo aumento de preços nos principais insumos usados pelo DAAE.
Despesas com produtos químicos, material elétrico, hidráulicos e combustíveis aumentaram cerca de 20%. Já o custo de energia elétrica teve acréscimo de 9,46%.
A autarquia apontou seguir praticando uma das tarifas mais baixas – R$ 2,13 por metro cúbico na categoria residencial até 10 metros cúbicos – do estado de São Paulo.
Mesmo com o reajuste anunciado, a tarifa social, criada em 2019, será mantida pelo DAAE, concedendo 50% de desconto aos beneficiários cadastrados no programa.
LEIA TAMBÉM
Número de estupros em SP atinge maior patamar desde 2001

