Araraquara começa a aplicar a quarta dose da vacina contra covid-19 em idosos com 70 anos ou mais, a partir desta segunda-feira (4). A data coincide com a aplicação do imunizante que protege contra a gripe no mesmo público. E aí, o que fazer?
Segundo a secretária de Saúde, Eliana Honain, as duas vacinas podem ser tomadas juntas, no mesmo dia e sem intervalo. “Pode ser tomada no mesmo dia, com um ou dois dias de intervalo. Então não tem justificativa para que as pessoas não façam a adesão a vacinação”, explica.
Anteriormente havia a recomendação para que fosse respeitado intervalo mínimo de 14 dias entre uma vacina e outra. Mas não existe mais esta indicação pelas autoridades de saúde.
Em Araraquara, a vacina contra a gripe é aplicada em todas as 34 unidades de saúde, das 8h às 15h.
Já a dose contra a covid-19 tem polos específicos, como o drive-thru do Cear, das 8h às 16h, e as unidades da Vila Xavier, ledda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade, Assentamento Bela Vista e unidade do Sesa, das 8h às 15h.
No ato da imunização, é obrigatória a apresentação de documentos pessoais e comprovante de endereço. Para receber a 4ª dose, é preciso apresentar carteirinha da covid-19.
Eliana Honain disse que espera que a adesão à vacina da gripe seja semelhante à da covid-19. “É a melhor época do ano porque estamos no outono. É importante estar vacinando porque tem muitas internações por gripe que levam muitas complicações”, finaliza.