Aguarde...

Vacinas

Filas marcam primeiro dia de vacinação de idosos de 63 anos

Araraquara ampliou o público-alvo após receber 2.470 doses da vacina da Astrazeneca; secretária de Saúde afirma que o lote é suficiente

| ACidadeON/Araraquara

Filas marcaram primeiro dia da vacinação de idosos de 63 anos (Foto: CBN/Araraquara)

Esta quarta-feira (28) foi marcada por filas nos postos de vacinação de Araraquara.  

Com o recebimento de um novo lote de vacinas contra a Covid-19, teve início a imunização dos idosos a partir de 63 anos. 

Logo pela manhã, uma fila de aproximadamente cem metros se formou na unidade de saúde da Vila Xavier, desde a Avenida Paulo da Silva Ferraz até a Avenida Gutemberg. Idosos aguardaram por quase duas horas até receberem a dose da vacina. 

Foi o caso da aposentada Célia Lucia Moraes. Ela comemorou a vacinação, mas garantiu que vai manter todos os cuidados. A segunda dose só deve ser tomada em julho.  

 "Estou louca pra tomar a vacinal, é tudo de bom, né? A vacina existe para nos imunizar, então temos que tomar, pelo menos a gente fica feliz, corre com os netos e fica a vontade. A gente tem sido bem rigoroso e graças a Deus na nossa família não teve nem suspeita", 

A Vera Lucia de Oliveira também enfrentou a fila para se imunizar na mesma unidade. 

"É mais segura, né, na minha idade tenho doença crônica, então é um grande risco. Agora é aguardar pra tomar a segunda dose", conta.  

PÚBLICO ALVO 

A secretaria municipal de Saúde recebeu, na última terça-feira (27), 2.470 doses da vacina da Oxford/Astrazeneca, ampliando o público alvo a partir desta quarta (28). 

Segundo a secretária Eliana Honain, as doses são suficientes para atender toda a faixa etária. 

 "Recebemos as doses para totalidade dessa faixa etária. Então é só se dirigir com calma porque a vacina está garantida para todos, vamos conseguir vacinar todos os moradores de Araraquara com 63 anos", enfatiza.  

FILA DE ESPERA

Espera também no Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA), no Centro.  Idosos começaram a fila no acesso a sala de vacinação pela Avenida Portugal, contornaram o prédio, e seguiram pela Rua Itália. 

Além do público com 63 anos, também procuraram a unidade idosos que deveriam tomar a segunda dose. Foi o caso da aposentada Arlete da Conceição Costa, de 68 anos. 

Ela tomou a primeira dose da Coronavac no dia 30 de março e já pode tomar o reforço. Para não esperar em pé, ela contou com a ajuda do marido, Benedito, 68.  

"Cheguei e encontrei fila muito grande, tenho dor nas pernas e não posso ficar muito em pé. Deixei meu marido aqui guardando a vaga e sentei aqui perto. Não dá pra perder a vez de jeito nenhum", conta

As doses são aplicadas nas unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Sesa e estacionamento da UPA do Vale Verde, de segunda a sexta, das 8h às 15h. No drive-thru do Sesc, das 8h às 16h, e do CEAR, das 9h às 15h.

É preciso apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. A recomendação é fazer o cadastro no site VacinaJá.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON