Aguarde...

Vacinas

Refrigerador fica sem energia e vacinas podem ser perdidas em Trabiju

Ao todo, 65 doses da Coronavac e da Oxford/Astrazeneca estão sob análise; município suspende vacinação

| ACidadeON/Araraquara

Doses de vacina contra a covid serão analisadas após refrigerador de Trabiju ficar sem energia (Foto: Prefeitura de Trabiju)
 A falta de energia na Unidade Básica de Saúde Manoel Morales, em Trabiju, pode ter comprometido 65 doses de vacina contra a covid-19. 

No último final de semana, houve uma tentativa de furto de cabos elétricos na região, provocando picos de energia no município.

O imunizante está passando por testes que vai apontar se poderá ou não ser aproveitado. São 20 doses da Coronavac e 45 da Oxford/Astrazeneca.

Por 24 horas, as vacinas que, deveriam ficar sob refrigeração de 2ºC a 8ºC, atingiram 22ºC.

O diretor de Saúde do município, William Ademir Letice, explica que, na última segunda-feira (26), a equipe de saúde identificou o problema, que foi resolvido às 7h30.

"A unidade possui geladeira de vacinação com bateria, possuiu gerador de energia e automático e também discadora pra números pre programado pra aviso em caso de alteração de temperatura. Porém como foi um surto e não uma queda geral os dispositivos não funcionaram e os disjuntor de proteção da sala de vacina e da central telefônica acabaram desarmados e não fazendo essa conexão com a equipe", explica. 

ALTERAÇÃO DE TEMPERATURA
Por questões de segurança, quando ocorre alteração de temperatura no armazenamento de vacinas, as autoridades competentes devem ser comunicadas e os frascos separados até que haja uma avaliação sobre a viabilidade ou não do uso.

Segundo o diretor de Saúde do município, o procedimento foi feito de forma imediata e as doses deverão ser avaliadas até a próxima terça-feira (6). 

"As 8h57 de segunda dessa semana o Ministério da Saúde já havia recebido o comunicado dessa alteração de temperatura e agora passa por uma análise técnica do setor competente pra posterior liberação ou substituição dos lotes dessa vacina", informa.

Segundo o Vacinômetro, Trabiju recebeu 495 doses de vacinas contra a covid-19 e aplicou 452.

Com população estimada de 1.738 habitantes, a cidade tem 93 casos da doença, sendo que 12 ocorreram em abril. O município tem apenas uma morte pela doença.

O diretor de Saúde de Trabiju explica que a vacinação esta paralisada para os idosos que tomariam a segunda dose da Coronavac e para os profissionais da saúde que tomariam o reforço Oxford/Astrazeneca.

"Com relação as doses da Coronavac e Astrazeneca o Ministério tem em torno de 10 dias pra dar esse parecer e com relação as demais vacinas da grade de rotinas, essa substituição é mensal então essa semana estamos recebendo nova grade que é a grade de rotina mensal das outras vacinas. Está paralisada por alguns dias aguardando nessa faixa estária, o Ministério continua mandando e o munícipio continua realizando vacinação conforme a idade mas na faixa etária aguardam mais alguns dias", pontua.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON