Aguarde...

Vacinas

Ansiedade e alívio marcam início da vacinação dos idosos de 62 anos

Pessoas relataram o sentimento após espera pela vacina; na UPA do Vale Verde movimento foi tranquilo

| ACidadeON/Araraquara

Saúde inicia, nesta terça (4), nova faixa etária de vacinação contra covid-19 (Foto: Milton Filho/CBN Araraquara)


O início da vacinação dos idosos a partir dos 62 anos foi marcado pela ansiedade e pelo alívio de quem acordou cedo e enfrentou fila para se imunizar contra a covid-19. A secretaria municipal de Saúde ampliou o público alvo para esta faixa etária a partir desta terça-feira (4). 

A dona de casa, Iracema Dias Limeira, chegou antes mesmo da tenda do estacionamento da UPA do Vale Verde, começar a vacinação, às 8h da manhã. Tudo foi acompanhado de perto pela filha Jennifer, de 33 anos, que gravou o momento. 

"Estou muito feliz, um ano esperando e agora que chegou minha vez não tenho nem palavras para descrever. Dentro de casa todo esse tempo, agora vou esperar a segunda dose e continuar por um tempo. Mesmo depois da segunda dose vou esperar um tempo", afirma. 

Os idosos com 62 anos ou mais estão recebendo a primeira dose da vacina da Oxford/AstraZeneca. O intervalo da primeira para a segunda aplicação é de 3 meses. 

Mesmo com fila, o movimento foi tranquilo no único posto de vacinação da zona norte da cidade. Algo diferente do que vinha sendo registrado em dias anteriores. 

A Cleusa Donizete Borges da Silva conta que estava angustiada aguardando pela vacina. Ansiosa, ela nem conseguiu dormir direito. 

"Muito tempo, uma angústia, a gente fica pensando: meu Deus do céu será que um dia isso vai acabar? Espero que Deus abençoe e que todos tenham essa chance de se vacinar e tudo volte ao normal. Nem dormi gratidão a Deus, ao SUS, quem inventou a vacina", ressalta.  

Movimentação na UPA do Vale Verde foi tranquila, nesta manhã de terça (4) (Foto: Milton Filho/CBN Araraquara)

Além do estacionamento da UPA do Vale Verde, a vacinação também acontece nas unidades básicas de saúde do Jardim Iedda e da Vila Xavier. O SESA, no Centro, é limitado a 200 doses por dia. Nestes pontos, a vacinação acontece das 8h às 15h. 

Outras opções são o drive-thru do Sesc, das 8h às 16h, e do CEAR, das 9h às 15h. Sempre de segunda a sexta-feira.
A aposentada Neusa Lopes Zelantti deixou a tenda da UPA, por volta das 9h, após pouco mais de 1h de espera. Ela estava aliviada. 

"Trancada, não saio para a rua, vou apenas ao médico e agora posso dar uma saidinha no portão, mas de máscara e com cuidados. Graças a Deus já foi", relata. 

No ato da imunização, os idosos devem apresentar RG e CPF, além de comprovante de endereço atualizado. É importante, para agilizar o processo de triagem, que todos façam o cadastro prévio no site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo. 

Lembrando que continua sendo aplicada segunda dose da vacina em idosos. A orientação é que todos fiquem atentos às informações que constam no cartão de vacinação, para não perder a data da segunda dose; no cartão estão indicadas a data e o laboratório da vacina (Butantan ou Fiocruz). 

Araraquara aplicou, até o momento, 74.548 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 46.710 da primeira dose e 27.838 da segunda dose.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON