Aguarde...

Vacinas

Cinco mentiras que te contaram sobre a vacina contra covid-19

Ana Rachel Seni Rodrigues, infectologista de Araraquara, responde dúvidas frequentes e explica fake news sobre vacinação

| ACidadeON/Araraquara

Vacinação contra covid-19 está avançando em Araraquara (Foto: Amanda Rocha)
Com a vacinação contra covid-19 avançando no Brasil, algumas dúvidas foram surgindo, assim como a circulação de fake news. O portal ACidadeON conversou com a infectologista Ana Rachel Seni Rodrigues, de Araraquara, para esclarecer alguns tópicos que estão em alta nas redes sociais. Confira, abaixo, as cinco mentiras que contam sobre a vacina do coronavírus.


1. Preciso fazer o teste pra saber se a vacina pegou?
Exames para avaliar a resposta após a vacina não são recomendados pois eles são inconclusivos. Muitos testes não detectam os anticorpos que são estimulados pela vacina. Um teste negativo não significa que não houve resposta à vacina e sim a baixa sensibilidade do teste.

2. Apenas com uma dose da vacina já estou imunizado?
As vacinas disponíveis no Brasil são compostas por duas doses. Os resultados obtidos nos estudos de resultado de proteção contra formas graves foram após das duas doses e um intervalo de 14 dias. Assim, reforça-se a necessidade de comparecer aos postos de vacinação principalmente para receber a segunda dose.

3. Se eu for vacinado, vou virar jacaré?
A medida que foram surgindo as vacinas, pela velocidade de produção, que foi utilizado conhecimento de outras vacinas e o tempo de produção foi mais rápido do que as anteriores, aumentou a possibilidade de "virar jacaré", ou seja, haver uma mudança no DNA, mas nenhuma vacina é capaz de provocar uma mudança no DNA, mesmo essas novas tecnologias que foram apresentadas, como a vacina da Pfizer, que é uma vacina que utiliza o RNA viral, mas ela não tem capacidade de mudar o material genético humano.

4. Depois de vacinado, não vou ficar doente?
As vacinas disponíveis contra covid-19 são muito eficazes na proteção do desenvolvimento de formas graves e mortes, mas é possível adquirir a doença e transmiti-lá.

5. Quando eu for vacinado não preciso mais usar máscaras?
Como é possível adquirir a doença e transmiti-lá, é muito importante manter as medidas de proteção, como usar máscara, distanciamento social e higiene frequente das mãos.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON