Vacinação

Araraquara começa a vacinar jovens de 13 anos nesta sexta (10)

Continua ainda a imunização de 18 anos ou mais e aplicação de segunda dose

| ACidadeON/Araraquara -

Vacinação em Araraquara chega para adolescentes de 13 anos (Foto: Divulgação)
A Secretaria Municipal de Saúde encerra a semana com a vacinação contra a Covid-19 dos adolescentes de 13 anos nesta sexta-feira (10). Também continua a aplicação da terceira dose em idosos de 90 anos ou mais, que teve início nesta quinta (9), em todos os polos de vacinação. Estão recebendo a terceira dose de Coronavac aqueles com mais de 90 anos que completaram a imunização, com as duas doses, há pelo menos 6 meses.

O público adolescente continua sendo imunizado nos polos de vacinação instalados no drive-thrus do Sesc e do Cear, unidades de saúde do Vale do Sol, Santa Angelina e do Sesa. Lembrando que, nos drive-thrus, os adolescentes estão sendo vacinados somente acompanhados de um representante legal, que deve assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido no ato da vacinação. Já nas unidades do Sesa, do Vale do Sol e Santa Angelina, não é preciso estar acompanhado para tomar a vacina, mas está sendo exigido o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, assinado por um representante legal.

O documento está disponível para retirada nas unidades de saúde e também no site da Prefeitura, para impressão. O link é o http://www.araraquara.sp.gov.br/arquivos/vacinacao-de-menores-de-18-anos-termo-de-assentimento-livre-e-esclarecido.pdf

Também continua sendo aplicada a segunda dose dos imunizantes Astrazeneca, Coronavac e Pfizer, mas as pessoas precisam ficar atentas aos polos que estão aplicando cada uma delas.

A Astrazeneca e a Coronavac serão mantidas em todos os polos. Já a segunda dose da Pfizer, que exige um processo de conservação diferente das demais, é aplicada nos mesmos polos em que o público adolescente está sendo imunizado: drive-thrus do Cear e Sesc, unidades de Saúde do Sesa, Vale do Sol e Santa Angelina.

Vale lembrar que para serem vacinadas nos drive-thrus do Cear e do Sesc, as pessoas devem estar nos veículos. Não há aplicação de vacina em quem chega a pé, por questões de segurança e organização.

As pessoas com 18 ou mais que ainda não tomaram a primeira dose também podem continuar se imunizando nas unidades de Saúde da Vila Xavier, Iedda e Adalberto Roxo.

É muito importante que as pessoas busquem a segunda dose para que a imunização contra o vírus fique completa. A Vigilância Epidemiológica mantém a busca ativa de faltosos, por meio de ligações telefônicas. Caso o munícipe tenha alguma dúvida, basta ligar para o (16) 3303-3108.

Araraquara já aplicou 290.313 doses, sendo 185.364 da primeira dose, 98.873 da segunda dose, 13 da terceira dose ou dose adicional e 6.063 de dose única.

DIA 10 DE SETEMBRO (SEXTA-FEIRA)
Das 8 horas (com exceção do Cear, que inicia atendimento 9h) até as 15 horas

- 13 a 17 anos, sem comorbidades (mediante apresentação de RG, CFP e comprovante de endereço atualizado)
- 12 a 17 anos com comorbidades, deficientes, lactantes, gestantes e puérperas (mediante apresentação de atestado médico autorizando a vacinação)
ONDE: Drive-thrus do Sesc e do Cear (somente acompanhados de um representante legal, que deve assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido no ato da vacinação); unidade do Sesa, do Vale do Sol e Santa Angelina (acompanhado de representante legal ou portando Termo de Assentimento Livre e Esclarecido assinado, disponível nas unidades de saúde e no site da Prefeitura (http://www.araraquara.sp.gov.br/arquivos/vacinacao-de-menores-de-18-anos-termo-de-assentimento-livre-e-esclarecido.pdf)

- 18 anos ou mais (mediante apresentação de RG, CFP e comprovante de endereço atualizado).
ONDE: unidades da Vila Xavier, Iedda e Adalberto Roxo

- Segunda dose de Pfizer
ONDE: Drive-thrus do Sesc e do Cear, unidade de Saúde do Sesa, do Vale do Sol e Santa Angelinas

- Segunda dose Astrazeneca e segunda dose de Coronavac
ONDE: Todos os polos de vacinação

- Terceira dose idosos acima de 90 anos, mediante apresentação do cartão de vacinação (é preciso ter completado a imunização há pelo menos 6 meses).
ONDE: Todos os polos de vacinação

Mais notícias


Publicidade