Vacinação

"Não vai faltar vacina para segunda dose", diz Eliana Honain

Segundo a secretária de Saúde, Araraquara está preparada para aplicar a segunda dose em toda a população

| ACidadeON/Araraquara -

Município irá reservar doses da Pfizer para usar como segunda dose da Asstrazeneca, caso seja necessário  (Foto: Denny Cesare/Código19)
Diferente do que vem ocorrendo em algumas regiões do país, Araraquara não sofre com a falta da segunda dose da vacina contra a covid-19. Isso é o que afirma a secretária de Saúde, Eliana Honain, em entrevista a rádio CBN Araraquara. 

A secretária explica que o município chegou a usar algumas vacinas da segunda dose da Astrazeneca na primeira fase da vacinação, mas que isso não irá comprometer a vacinação, já que o município recebeu um quantitativo da Pfizer para completar, caso falte essa segunda do imunizante.  

"Nós fizemos uma avaliação no comitê de vacinação e destinamos em torno de três mil doses para complementar a primeira dose. Mas fizemos sabendo que poderíamos ter essa margem, que seria o quantitativo que receberíamos da Pfizer. Então fizemos todos os cálculos com muito cuidado para não ter essa situação de desabastecimento da segunda dose. Sempre respeitamos o cronograma de vacinação, exatamente para não acontecer o que vem ocorrendo em outros municípios, que usaram o lote da segunda dose para acelerar a vacinação e agora sofrem com a falta da segunda dose", explica.  

Ainda de acordo com a secretária, a atual preocupação da secretária da Saúde são os jovens acima de 18 anos que, por algum motivo, não tomou dentro do cronograma colocado. 

"Essas pessoas devem ligar aqui na secretaria de saúde e se cadastrar para a xepa. A partir das 17 horas nós ligamos para essas pessoas que estão cadastradas e, por isso, essas pessoas que se cadastraram devem ficar atentas após esse horário. Precisaríamos em torna de seis mil doses para dar continuidade a aplicação da vacina no público acima de 18 anos", destaca.
Nesta terça-feira, Araraquara irá receber mais 2.286 unidades de vacinas da Pfizer. 

Na sexta-feira (10), a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) determinou que diante da indisponibilidade de doses da Fiocruz, o esquema vacinal fosse completado com Pfizer.  

QUEM PODE SE VACINAR NA CIDADE?
Araraquara prossegue, nesta terça-feira (14), com a vacinação de jovens e adolescentes entre 12 e 17 anos, aplicação de 2ª dose e 3ª dose para idosos de 90 anos ou mais imunizados há ao menos seis meses. 

A aplicação de segunda dose está sendo feita em todos os polos de vacinação.

Mais notícias


Publicidade