cotidiano

Araraquara aplica dose extra em idosos e profissionais da saúde de hospitais

Continua ainda a aplicação de primeira e segunda doses, além da dose de reforço nos públicos-alvo com comorbidades

| ACidadeON/Araraquara -

Vacinação contra a covid-19 prossegue em Araraquara (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Araraquara, através da Secretaria Municipal de Saúde, prossegue com a vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (7), aplicando a terceira dose ou dose de reforço em profissionais da Saúde que atuam nos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os idosos com 70 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos seis meses também já podem procurar qualquer um dos 14 polos para receber a terceira dose.

De acordo com definição da Comissão de Organização da Vacinação contra a Covid-19, com base nas doses disponibilizadas pelo Departamento Regional de Saúde (DRS), órgão do governo do estado de São Paulo, estão sendo vacinados neste momento os profissionais que atuam no Hospital da Solidariedade, Unidade de Retaguarda do Melhado, Maternidade Gota de Leite, Santa Casa de Misericórdia, Hospital São Paulo e Hospital São Francisco, além dos profissionais da Saúde que trabalham nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Mas tomam esta dose de reforço aqueles que tomaram a segunda dose há pelo menos 6 meses.

Os que atuam nos hospitais e nas UPAs serão vacinados nas suas unidades de trabalho. Os profissionais que atuam nas unidades de saúde (UBS) que não são polo de vacinação terão que se dirigir a um dos 14 polos para receberem a terceira dose.

Já os demais profissionais da área serão vacinados a partir do dia 13 de outubro, de acordo com um cronograma que será definido e divulgado pela Comissão de Organização da Vacinação contra a Covid-19 até o início da próxima semana.

Prosseguem ainda no município a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, de gestantes, lactantes e puérperas, das pessoas com 18 anos ou mais e a aplicação da segunda dose dos imunizantes, inclusive a dose antecipada da Pfizer nas pessoas que tomaram a primeira dose há 8 semanas ou mais, em todos os polos de vacinação.

Já a aplicação de terceira dose no grupo de pessoas imunossuprimidas, com HIV e transplantadas, além de pacientes em tratamento quimioterápico, continua sendo feita na unidade do Sesa.

Nos drives-thru do Cear e do Sesc, a vacinação é feita somente nas pessoas que estiverem nos veículos. Não há aplicação de vacina em quem chega a pé, por questões de segurança e organização.

Todas as informações sobre o calendário municipal, os polos, horários e documentos que devem ser apresentados são atualizados no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.

Araraquara já aplicou 356.679 doses, sendo 196.355 da primeira dose, 157.396 da segunda dose e dose única e 2.928 de terceira dose.

Veja os locais:
- Terceira dose idosos acima de 70 anos, mediante apresentação do cartão de vacinação (é preciso ter completado a imunização há pelo menos 6 meses).
ONDE: Todos os polos de vacinação

- Terceira dose - profissionais da saúde que atuam no Hospital da Solidariedade, Unidade de Retaguarda do Melhado, Gota de Leite, Santa Casa, Hospital São Paulo, Hospital São Francisco, UPAs e UBSs (é preciso ter completado a imunização há pelo menos 6 meses).
ONDE: Unidades de trabalho (com exceção de quem atua nas UBSs que não são polos de vacinação. Esse deve procurar um dos 14 polos)

- Segunda dose
ONDE: Todos os polos de vacinação

- Segunda dose antecipada da Pfizer (pessoas que tenham tomado a primeira dose há 8 semanas ou mais)
ONDE: Todos os polos de vacinação

- Terceira dose de pessoas imunossuprimidas, pessoas com HIV, transplantadas e pessoas em tratamento quimioterápico (com laudo médico, que tenham completado a imunização há pelo menos 28 dias, independentemente da idade).
ONDE: Unidade do Sesa

- 12 a 17 anos (mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. Fazer cadastro no site VacinaJá)
ONDE: Todos os polos de vacinação

- 18 anos ou mais
ONDE: Todos os polos de vacinação (equipes da Vigilância Epidemiológica vão continua chamando os nomes na lista da xepa para se vacinarem das 16h às 18h30)

- Grávidas, gestantes e puérperas
ONDE: Todos os polos de vacinação

Mais notícias


Publicidade