cotidiano

19 mil pessoas estão sem a 2ª dose da vacina em Araraquara

Desde o início da vacinação, mais de 199,6 mil pessoas tomaram a primeira dose de alguma vacina, mas 9,5% delas não voltaram para tomar a segunda

| ACidadeON/Araraquara -

19 mil pessoas estão com a 2ª dose atrasada em Araraquara (Foto: Amanda Rocha)


Praticamente 19 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em atraso, em Araraquara. Os números foram atualizados na manhã de hoje (29), pela Vigilância Epidemiológica. 

Desde o início da vacinação, mais de 199,6 mil pessoas tomaram a primeira dose de alguma vacina, mas 9,5% delas não voltaram para tomar a segunda. 

A maior fatia deste bolo, com 24%, está a faixa etária dos 20 aos 29 anos, com mais de 4,5 mil atrasados. Nos demais públicos, o número tem ficado abaixo dos dois mil faltosos. 

Uma das explicações, segundo a gerente da Vigilância Epidemiológica, Graziela Aiola, está na antecipação de vacinas, e a dificuldade de algumas pessoas de acompanhar estas mudanças. 

"É um número alto para no nosso município ainda, temos esse púbico ainda com a 2ª dose faltosos, então pedimos para que compareçam e tomem a segunda dos pq é muito importante. Estamos chegando no natal e ano novo, muitas festas e em breve tem carnaval, então precisam ser iminuizados com a segunda dose" 

A vacinação contra a Covid-19 acontece nas unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade, assentamento Bela Vista e SESA, das 8 às 15 horas.

Já o SESC deixou de ser ponto de vacinação. A partir de hoje (29), a única opção drive-thru disponível é o CEAR, das 8 às 12 horas.

Sobre a mudança, a gerente da Vigilância Epidemiológica explica que foi necessária por conta dos alunos dos cursos de enfermagem e técnicos em enfermagem que atuavam no local. 

No drive do Sesc estavam trabalhando nessa vacinação os alunos também de enfermagem , tanto os técnicos como os futuros enfermeiros junto com o sesa, mas com a diminuição da caraga horária , grade curricular e as férias , tivemos que fechar esse polo do Sesc.

No drive-thru do CEAR são vacinadas, em média, 300 pessoas por dia. Mas com a readequação, a expectativa é que este número aumente, mas o município não fez projeções.

Graziela Aiola explica que tem doses disponíveis de todas as vacinas. Mas que a procura tem sido maior pela AstraZeneca, que estava em falta. 

"Estão sendo vacinados todo mundo, desde quem não tomou a 1ª dose e precisa tomar e o pessoal que precisa tomar a 2ª e 3ª dose, muitos aguardavam a segunda dose da AstraZeneca, e estão comparecendo agora. A demanda aumentou , antes estava sendo a Pfizer mas o governo disponibilizou a AstraZeneca e agora o município tem", finalizou.

Mais notícias


Publicidade