cotidiano

Araraquara vai ter plantão de vacinação neste sábado (22)

Na segunda-feira (24) será retomada a vacinação infantil e o atendimentos nas unidades de saúde

| ACidadeON/Araraquara -

 

Plantão de vacinação contra a covid acontece, neste sábado (22), no Cear, em Araraquara (Foto: Divulgação)

 

Araraquara realiza, neste sábado (22), mais um plantão de vacinação contra a covid-19, no drive-thru montado no Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR). O atendimento vai ser das 8 às 16 horas, com aplicação de primeira, segunda e terceiras doses. 

Quem tomou a segunda dose de Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há pelo menos quatro meses pode buscar o local para se vacinar. No caso da vacina da Janssen, o intervalo entre a dose única e de reforço é de apenas dois meses.

O coordenador de Vigilância em Saúde, Rodrigo Contrera Ramos, salienta que a vacinação infantil deve ser retomada na segunda-feira (24).  

"A Anvisa não autoriza a aplicação de vacina no sistema de drive-thru no público infantil, portanto, ela será retomada na segunda-feira".  

Ele reforça que a Comissão de Organização da Vacinação deve se reunir também na segunda-feira (24) para avaliar a possibilidade de avanço na vacinação infantil.

"Iremos fazer um balanço da quantidade de doses disponíveis para este grupo e avaliar abrir a vacinação para o público infantil em geral".


Na segunda-feira (24) prossegue a vacinação em crianças de 5 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias, que tenham deficiência permanente ou comorbidades. Os polos de vacinação para esse público são as unidades de saúde do Jardim Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo, Jardim América e Sesa e o horário é das 8 às 15 horas, de segunda a sexta-feira. A vacina utilizada será da Pfizer e recomenda-se que estejam acompanhadas por adulto responsável ou apresentem termo de assentimento.

A Secretaria de Saúde informou ainda que as pessoas com uma ou mais comorbidades pré-determinadas poderão apresentar qualquer comprovante que demonstre pertencer ao grupo de risco (exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica), desde que conste o CRM do médico. Adicionalmente, poderão ser utilizados os cadastros já existentes dentro das Unidades de Saúde. 


Em decorrência do critério de priorização de vacinação, os indivíduos pertencentes ao grupo de pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) deverão comprovar ser beneficiário para vacinação.  

Aos que não estão cadastrados no BPC, deverão apresentar como documentos comprobatórios para a vacinação: laudo médico que indique a deficiência; ou comprovação de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada; ou documento oficial com indicação da deficiência; ou cartões de gratuidade do transporte público; ou autodeclaração (na ausência de outro tipo de documento).

Também na segunda-feira (24), além do Cear, das 8 às 16 horas, o atendimento volta a ser feito nos polos de vacinação habituais, que são as unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade, Assentamento Bela Vista e unidade do Sesa, sempre das 8 às 15 horas. No Sesa, são distribuídas 200 senhas diárias. Prosseguirá ainda a complementação do esquema vacinal contra Covid-19 de brasileiros com viagens marcadas para outros países, com base nos critérios regulatórios do país de destino.  

O município aplicou 483.097 doses contra a covid-19, sendo 202.002 da primeira dose, 198.532 da segunda dose e dose única e 82.563 de terceira dose.

Publicidade