Nesse período de tempo frio e seco, principalmente à noite, os cães e gatos precisam de cuidados especiais. De acordo com o médico veterinário André Galvão, é preciso ficar atento à carteirinha de vacinação, pois nessa época do ano muitas doenças infecciosas podem acometer o sistema respiratório, principalmente nos cães.
A cinomose, por exemplo, é transmitida com mais frequência nesta época, principalmente no casos de animais que costumam ter contato com outros pets, como em hotéis de animais ou na hora do banho e tosa. “A vacina é um recurso importante e inteligente para prevenção. Se as vacinas não estiverem em dia, procure um médico veterinário”, orienta André Galvão.
Principalmente à noite, é importante dar uma atenção ao local onde o pet vai dormir. “O ideal é que seja um ambiente acolhedor, quente, longe da umidade e de preferência que ele não se deite direto no chão. No caso dos animais que costumam ficar no quintal, deve-se ter uma casinha, protegida do vento e da chuva, com um cobertor dentro”, explica. Se você optar por comprar roupinhas, lembre-se de escolher uma que não limite o movimento do seu animal de estimação.
Galvão também recomenda que os passeios não sejam feitos nos períodos mais gelados do dia, como de manhãzinha e à noite. Outro ponto de atenção é na hora do banho. “Tanto o gato quanto o cachorro devem ser muito bem secos depois, seja com toalha ou com secador. No caso dos cachorros que são tosados, pode-se aumentar o intervalo entre as tosas”, diz.
Na época de calor, é comum prestar mais atenção se a vasilha de água está sempre cheia, mas esse é um cuidado que precisa ser mantido no frio também. “O tempo frio e seco pode comprometer a hidratação, então é preciso ficar atento. No caso de cães idosos e gatas ou cadelas que acabaram de ter filhotes, o cuidado é redobrado, pois são muito mais sensíveis. Os filhotes, inclusive, são extremamente sensíveis ao frio”, explica.
No caso dos gatos, é comum eles ficarem um pouco mais desanimados, então é importante manter a caixa sanitária sempre limpa, longe do lugar onde ele se alimenta e bebe água. “Se seu animal de estimação estiver com tremores musculares, apatia, secreção nasal, secreção ocular, tosse ou espirro, procure um veterinário, pois não são sinais normais”, finaliza Galvão.