O prefeito de Boa Esperança do Sul, Manoel do Vitórinho (MDB), informou que pediu o afastamento do motorista responsável pelo transporte de estudantes até Araraquara, após um grupo ter atravessado uma enxurrada para conseguir embarcar e voltar para casa, na noite da última segunda-feira (3).
Um vídeo que circula pela internet mostra o momento em que cerca de dez estudantes, que aguardavam no Poupatempo, no Jardim Nova América, tentam atravessar a correnteza que se formou na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa. Alguns chegam a ser arrastados, enquanto outros debocham da situação. (Veja vídeo abaixo)
- Participe do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
- Participe do nosso Canal no Whatsapp (Clique aqui)
- Participe da nossa comunidade no Telegram (Clique aqui)
Segundo a Defesa Civil do município, em apenas 20 minutos, a cidade registrou 58 milímetros de precipitação. As regiões do Centro e da Vila Xavier foram as mais castigadas, com alagamentos e quedas de árvores.
Na última terça-feira (4), o prefeito se manifestou publicamente, após reunião com a secretaria de Governo e Negócios Jurídicos, que determinou o afastamento imediato do motorista. Ele deve se reunir com os estudantes na tarde desta quarta-feira (5).
“Afastamos o motorista, e a empresa apresentou a versão dele. Agora, vamos ouvir todos esses jovens que estavam envolvidos nesse acontecimento, que poderia ter causado uma das nossas maiores tragédias”, disse o prefeito.
Em uma rede social, um dos estudantes que aparecem nas imagens criticou o afastamento do motorista e afirmou que o grupo havia sido orientado a esperar. “Na hora que o ônibus apontou na esquina, descemos para ir até onde ele costuma parar. Não deu nem tempo de ele chegar, e já estávamos no meio. Não há necessidade de culpar o motorista; ele precisa desse serviço e está sendo mal falado na mídia. Como estava lá, posso dizer que ele não teve culpa. Ele nos avisou para não passar”, escreveu.
Outra estudante também defendeu o profissional. “Na hora do desespero, não pensamos em nada, só em sair daquela situação. Estava tudo alagado, não tinha para onde correr. O motorista não teve culpa nenhuma; pelo contrário, ficou gritando o tempo todo para ninguém ir”, relatou.
O prefeito também acrescentou que os estudantes poderão ser advertidos, caso fique comprovado que agiram com imprudência ao atravessar a via após possível orientação contrária do motorista. Ele classificou o episódio como gravíssimo e criticou o comportamento de alguns estudantes que debocharam da situação.
“Não estou aqui para julgar, mas a forma como alguns jovens riram do fato que estava acontecendo e não tiveram noção do tamanho da gravidade, que ali era a vida deles que estava em risco”, disse.
Além de apurar os fatos, a Prefeitura deverá criar um protocolo de conduta, em conjunto com a Defesa Civil, para orientar os estudantes sobre como agir em situações de risco.
Procurada, a empresa Transtimão, responsável pelo transporte de estudantes na cidade, ainda não se manifestou sobre o afastamento do motorista.
LEIA TAMBÉM
- VÍDEO: moradores relatam medo, insegurança e danos após queda de muro de fábrica em Araraquara
- Mãe e filha são resgatadas de carro atingido por árvore; outro fica ilhado na Vaz Filho: ‘Me ajuda’
- Fotos e vídeos: temporal volta a atingir Araraquara e provoca alagamentos, queda de muro e de poste

