Com quase dois mil casos confirmados de dengue, agentes da Vigilância Epidemiológica voltam a realizar ações de bloqueio e fumacê.
Nesta sexta-feira (1°), os bairros do Jardim Brasil, São Geraldo, Jardim das Flores, Jardim dos Manacás e Centro receberão a visita dos agentes de controle de endemias da Vigilância Epidemiológica, que realizarão trabalhos de vistoria casa a casa. Além disso, o fumacê passará no período da manhã pela Vila Xavier – entre as avenidas Antônio Lourenço Correia e Cientista Frederico de Marco e ruas Marechal Deodoro da Fonseca e Maestro José Tescari. Já a realização do fumacê do período noturno, que estava marcado para ocorrer no Altos do Pinheiros, fica na dependência das chuvas desta quinta, que podem atrasar o serviço.
A Vigilância destaca que 80% dos criadouros de dengue estão nas residências. Em média, são visitadas 30 mil casas por mês. Em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada. As equipes inclusive fazem horário estendido (noturno) e plantões aos sábados na tentativa de minimizar essa questão. O descarte irregular de lixo, resíduos sólidos, volumosos (sofás, poltronas e colchões) e queimadas em área urbana e rural causam danos à saúde e ao meio ambiente. A denúncia aos órgãos oficiais pode ser feita pelo telefone 0800 770 1595.