Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

divirtase

Mostra "O lobo à espreita" em homenagem ao cineasta Ingmar Bergman chega ao fim neste mês

O ciclo que reverencia o centenário do cineasta no Sesc Araraquara exibe mais três títulos na telona

| ACidadeON/Araraquara

Na Presença de um Palhaço (1997), um dos últimos filmes do mestre foi realizado para TV sueca

Ingmar Bergman foi um dramaturgo e cineasta sueco, diretor de alguns dos mais influentes e aclamados filmes de todos os tempos (Persona, O Sétimo Selo, Gritos e Sussuros, Fanny e Alexander e Cenas de um Casamento). Alguns dos temas centrais das suas obras estão centrados no estudo psicológico dos personagens e das famílias disfuncionais, assim como na angústia causada pela ausência de um Deus, deixando o ser humano abandonado entre Deus e o Diabo. 

Desde o mês passado o Sesc Araraquara vem exibindo uma seleção especial que compõe a Mostra "O Lobo à Espreita", uma homenagem ao centenário do cineasta sueco. Para encerrar este ciclo, serão exibidas as produções Face a Face (1976), Na Presença de um Palhaço (1997) e Fanny e Alexander (1982).

Face a Face (1976) é outra obra-prima de Bergman. Jenny Isaksson (Liv Ullmann) é uma psiquiatra casada e bem-sucedida é assombrada por imagens e emoções de seu passado, o que a leva a uma depressão profunda. Na procura desesperada de fugir deste pesadelo ela tem um caso com Tomas Jacobi (Erland Josephson), um médico casado, o que piora a situação, a levando à uma crise histérica com novas alucinações que a levam a tentar o suicídio. Enquanto está entre a vida e a morte ela imagina ver todas as pessoas que tiveram alguma influência em sua vida eq uando está se recuperando consegue entender quem é a velha senhora e por qual motivo provoca tanto sofrimento. Liv Ullmann foi indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro por sua espetacular atuação, uma das melhores da história do cinema. No elenco, estão ainda os bergmanianos Erland Josephson (Cenas de um Casamento) e Gunnar Björnstrand (Luz de Inverno).

Na Presença de um Palhaço (1997), um dos últimos filmes do mestre, foi realizado para TV sueca e aclamado em sua exibição no Festival de Cannes. Outubro de 1925. Um engenheiro, fervoroso admirador de Schubert, é internado em um hospital psiquiátrico. De seu quarto, alimenta o revolucionário projeto de inventar o cinema falado. Com a ajuda de um professor, improvisa uma história de amor contando os últimos dias de seu ídolo.

O filme Fanny e Alexander (1982) encerra a programação, assim como encerrou a carreira cinematográfica de Ingmar Bergman. Um garoto e sua irmã são membros de uma poderosa família de artistas liberais do início do século 20. Depois da morte do pai, vão morar com o padrasto, onde são criados em meio ao rígido puritanismo luterano. O filme é o longa mais autobiográfico e, ao mesmo tempo, o mais otimista do autor.

Serviço
Mostra "O Lobo à Espreita" Homenagem ao Centenário de Ingmar Bergman
De 17/7 a 14/8
Teatro do Sesc Araraquara
Grátis - Retirada de ingressos 1 hora antes do início da sessão.

FACE A FACE
Dir.: Ingmar Bergman
Suécia | 1976 | 130 min.
Dia 7, terça, 20h. Classificação 16 anos.

NA PRESENÇA DE UM PALHAÇO
Dir.: Ingmar Bergman
Suécia | 1997 | 118 min.
Dia 12, domingo, 14h. Classificação 14 anos. Trailer.

FANNY E ALEXANDER
Dir.: Ingmar Bergman
Suécia | 1982 | 188 min.
Dia 14, terça, 20h. Classificação 14 anos. Trailer.



QUER CONTINUAR LENDO ESTE CONTEÚDO E MUITOS OUTROS? FAÇA SEU LOGIN OU CADASTRE-SE

Informe seu e-mail e senha cadastrados para ter acesso a todo conteúdo do site:

ainda não tem cadastro?
QUER LER ESSE CONTEÚDO? CADASTRE-SE

Informe seu Nome, E-mail e senha para se cadastrar no Acidade ON

Quero ser informado sobre promoções e ofertas do Acidade ON e seus parceiros
Aceito os Termos de Uso do Acidade ON

Veja também