Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

divirtase

Bandalheira do Bem traz música, dança e circo na Praça Pedro de Toledo

Projeto cultural celebra a Semana da Criança, com duas apresentações gratuitas nesta quarta-feira (10)

| ACidadeON/Araraquara

 

Bandalheira do Bem: Projeto cultural celebra a Semana da Criança (Divulgação)


Música, dança e atividades de circo movem o projeto Bandalheira do Bem, que chega à Praça Pedro de Toledo nesta quarta-feira, 10 de outubro, com duas apresentações: às 9h e às 14h. Tudo gratuito a fim de celebrar a Semana das Crianças.  

A Bandalheira do Bem surgiu da ideia de um dos integrantes da banda de oferecer música e diversão às crianças que estavam internadas no mesmo hospital em que sua mãe tratava uma doença grave. Ao receber a autorização, o músico reuniu amigos artistas e transformou os corredores do hospital em um palco improvisado, arrancando sorrisos, aplausos e até participações especiais das crianças internadas.  

A edição 2018 da Bandalheira do Bem segue a mesma receita. Serão vários shows em espaços públicos. Estão no roteiro demonstrações de timbres de diferentes instrumentos, apresentações e dança de rua, arte com malabares e palhaço, além de um show completo da banda Bandalheira interpretando, especialmente, canções infantis como "Sítio do Pica-pau Amarelo" e "Balão Mágico".  

"A participação das crianças nas apresentações da Bandalheira do Bem tem sido intensa e gratificante para nós. Elas cantam junto, aprendem passos de dança de rua, atuam como atores e contadores de histórias, enfim se tornam artistas por algumas horas.  Além da diversão, acredito que algumas crianças e adolescentes possam ver nessas atividades uma opção profissional", diz o músico Dimi Zumquê, que lidera a banda.  Também integram a banda Alessandra Freire, Marcio Bá, Eder Bortolato, Tales Gonzales, Michael Toro, Erick Ferreira e Michel Miranda.  Destaque ainda no grupo para o professor de dança Alexandre Snopp, que dirige vários grupos de dança de rua em Ribeirão Preto, o malabarista Mamute e o palhaço Chico Curi.  

No ano passado, com apoio do governo do Estado e de patrocinadores, o grupo se apresentou em centros culturais, escolas públicas, praças, asilos e outros espaços de várias cidades do Estado, sempre contagiando o público com sua energia e alegria.   

No total, participaram das apresentações mais de 3.000 crianças. Neste ano, já houve shows nas cidades de Santa Adélia, Pindorama e São Roque, com participação de mais de 500 crianças de escolas públicas, principalmente.  

A Bandalheira do Bem é uma realização da Zumquê Produções, com o apoio do ProAC-ICMS, projeto do Governo do Estado de São Paulo de incentivo à cultura. Patrocinam as apresentações o Grupo Imediato e Bostik Fortaleza. Em Araraquara, o evento tem o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. Toda a programação é gratuita.