Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

divirta-se

Sociólogo Jessé de Souza traz para Araraquara uma análise sobre o Brasil

Pesquisador participa da abertura do I Congresso Internacional de Democracia Participativa, no Cear; e lança o livro Subcidadania Brasileira, no Sesc

| ACidadeON/Araraquara


Sociólogo Jésse de Souza lança livro em Araraquara e traz um panorama do Brasil  (Divulgação)

O Sesc de Araraquara recebe o sociólogo Jessé Souza nesta quarta-feira (13), às 19h30, que apresenta ao público o livro "Subcidadania Brasileira: para entender o país além do jeitinho brasileiro" (2018).  

Crítico severo da corrente que busca na herança colonial portuguesa e no patrimonialismo as chaves para desvendar todos os males da sociedade brasileira, Jessé ousa ao afirmar que a soma incalculável de privilégios acumulados pelas elites, aliada a um racismo estrutural, são os verdadeiros responsáveis por nossas desigualdades. 

Jessé de Souza é professor titular da UFABC (Universidade Federal do ABC) e foi presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) de 2015 a 2016. Como autor e organizador, escreveu 27 livros além de mais de 100 artigos e capítulos de livros em diversas línguas sobre teoria social, pensamento social brasileiro e estudos teórico-empíricos sobre desigualdade e classes sociais no Brasil contemporâneo. Entre seus livros, destacam-se Subcidadania brasileira, A ralé brasileira: quem é e como vive, A radiografia do golpe, A elite do atraso e A Classe Média no Espelho. 

O sociólogo também vem à cidade para participar do I Congresso Internacional de Democracia Participativa, realizado pela Prefeitura Municipal de Araraquara, em parceria com o Sesc. O evento acontecerá de 14 a 16 de março, no Centro Internacional de Convenções. Com apoio da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara e da Uniara, o Congresso tem como objetivo o debate, a reflexão e a troca de experiências entre poder público, sociedade civil organizada, universidades e demais instituições a respeito da participação popular e economia social e solidária na contemporaneidade.