Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

divirta-se

Araraquara começa a receber inscrições para o Miss 2019

Evento quer unir beleza com consciência social; candidatas devem trabalhar junto com a comunidade

| ACidadeON/Araraquara

Giulia Trevelin, Miss Araraquara 2018 (Foto: Amanda Rocha)
Mais uma edição do Miss Araraquara Oficial vem aí: as inscrições serão abertas em maio para o concurso que elege as mulheres mais bonitas da cidade, em diversas categorias. Este ano o tema do concurso é "Conscientização Social", com objetivo de envolver as candidatas com os acontecimentos sociais da cidade.

Korina Viana, organizadora do Miss Araraquara Oficial, conta que quer envolver as participantes em ações sociais. "Queremos fazer a diferença e abordar o descarte correto do lixo", detalha. "Vivemos uma epidemia sem data para acabar, apesar das campanhas, e queremos alertas as pessoas dos perigos que o lixo traz".
 

LEIA MAIS: Conheça Giulia Trevelin, a mulher mais bonita de Araraquara

Ela conta que a ideia é tornar as participantes do Miss Araraquara uma espécie de "embaixatriz" de seus bairros, que possam orientar a comunidade sobre alguns aspectos, especialmente no que diz respeito ao descarte correto do lixo. As candidatas que sempre são oriundas de diversos regiões da cidade deverão agir em prol de sua coletividade, representando e alertando a sua comunidade.

Faixa e coroa
Para tanto, Korina também buscará o apoio de empresas de reciclagem da cidade e alguma parceria que possa desenvolver oficinas de reaproveitamento do lixo. Ainda, a ideia é envolver também os pais das candidatas com o tema da reciclagem. "Iremos mostrar que o concurso de Miss vai além da faixa e coroa, pois infelizmente alguns pais ainda têm a obsessão e ideia fixa apenas pelo título que sua filha pode vir a receber", pontua.

A organizadora lembra que, em outra edição do evento, as candidatas produziram e cuidaram de uma horta. "Agora nossa abordagem será de Saúde, que é uma pauta bastante atual, já que a dengue e o mosquito estão em alta na cidade e em todo o país. Precisamos que os nossos jovens participem das ações que busquem uma cidade mais limpa, e o descarte correto do lixo é uma tecla que deve ser batida constantemente".

Sócio-educativa
Korina solicita que as candidatas estejam conscientes do tema do desfile deste ano e que se inscrevam com o desejo de contribuir para a sociedade. "Ser Miss também é fazer o papel social de auxiliar nas ações educativas do município, do Estado e de todo o país", lembra. "Com essas mudanças, estamos trazendo uma nova roupagem para o nosso Miss Araraquara".

Com a nova proposta, a organização pretende realizar palestras educativas e informativas pelos bairros da cidade, principalmente onde tenha crianças em situação de vulnerabilidade social. Os encontros previstos pela organizadora também preveem atividades como: contação de histórias, palestras, oficinas, sorteio de brindes e café da manhã. "Por meio da ONG Meu Guri iremos buscar parcerias com empresas que tenham interesse em contribuir com o social, para juntos fazermos diferença. Nossa proposta é ajudar as comunidades".
 
 
Ainda, Korina busca estimular suas candidatas as embaixatrizes a tornarem-se "blogueiras do bem". "É uma forma das meninas usarem a linguagem da internet, própria dessa geração, e articularem boas informações para serem replicadas àqueles que estão no entorno de cada uma delas, fazendo a diferença no bairro, levando a informação do descarte correto do lixo".

Outra novidade desta 12ª edição é a criação de um conselho multidisciplinar que deverá auxiliar no evento, seja contribuindo e fiscalizando a logística do evento, seja no apoio às candidatas e, também na prestação de contas. Serão sete componentes de diversas áreas, como Contabilidade, Educação, Psicologia, Direito e Cultura.
 

No ano passado várias pessoas participaram do evento (Foto:Amanda Rocha/ACidadeON)

Inscrições
As inscrições estarão abertas para o Miss Araraquara Oficial a partir do dia 15 de maio, no site da Prefeitura de Araraquara. Lá, as candidatas terão acesso a uma ficha que deverá ser impressa, preenchida e entregue na ONG Meu Guri, sede da organização do Miss Araraquara Oficial. No ato da inscrição, é solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível, que será doado às instituições cadastradas na ONG.

Podem concorrer meninas com idade entre 3 e 25 anos, nas seguintes categorias: Mirim (3 a 6 anos), Infantil (7 a 10 anos), Pré-Juvenil (11 a 13 anos), Juvenil (14 a 17 anos) e Adulto (18 a 25 anos). Korina lembra que a categoria "Plus Size" será definida em outra ocasião, sendo este concurso desmembrado do Miss Araraquara Oficial.

O concurso Miss Araraquara oficial ainda não tem data definida, mas será realizado no final deste ano. As inscrições serão encerradas em 15 de junho. A ONG Meu Guri está localizada na Avenida Sete de Setembro, nº 1033, entre as ruas 9 e 10. Mais informações pelo fone: (16) 99704-8010.