Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

Economia

Inadimplência cai 2% nos primeiros meses do ano em Araraquara

Estudo mostra que consumidores estão mais cautelosos na hora das compras

| ACidadeON/Araraquara

 

Economia

O consumidor Araraquarense está mais cuidadoso ao comprar. É o que revela uma pesquisa feita pelo Núcleo de Economia do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara com base nos dados do Boa Vista SCPC -Serviço Central de Proteção ao Crédito. Segundo o estudo, somente nos quatro primeiros meses de 2018, a inadimplência já caiu 2%, o que demonstra maior consciência e cautela dos consumidores na hora das compras.  

"As promoções e melhores condições de pagamento têm figurado como agentes principais para o resultado", explica Délis Magalhães, economista do Sincomercio. Outro fator como os descontos à vista e parcelas menores em períodos especiais, como, a copa do mundo, também têm ajudado o consumidor a comprar itens de sua necessidade e pagar aos poucos, o que evita o comprometimento de grande parte da renda. Porém, vale ressaltar que nesses casos é preciso cautela com parcelamentos em longo prazo.  

Outro destaque é a recuperação de crédito, que já acumula elevação de 7,6% no período, indicando que diante de uma melhora no poder aquisitivo o consumidor araraquarense tem preferência por quitar suas dívidas.  

Ao analisar os valores dos débitos em atraso - dados levantados com base nas consultas de pessoa física realizadas no balcão de atendimento no Sincomercio e pelos lojistas associados ao sindicato - verificou-se que em abril deste ano, 48,4% dos débitos estão na faixa de até R$ 500,00 e que a maioria permanece por um período de um ano atrasados até que o consumidor faça o pagamento.

Veja também