Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Economia

PAT e Banco do Povo de Araraquara mudam de endereço em julho

Os atendimentos serão no Centro de Formação Profissional Professor Lourenço Arone, no Jardim dos Manacás

| ACidadeON/Araraquara

PAT ajuda quem busca uma recolocação no mercado de trabalho (Foto: Agência Brasil)
O Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT) de Araraquara, vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico e prestador de serviços gratuitos em parceria com o Governo do Estado, estará em novo endereço a partir do dia 15 de julho, no Centro de Formação Profissional Professor Lourenço Arone - Escola de Serralheiros. O Banco do Povo, que oferece a oportunidade de novos empreendimentos para microempresários, também passará a atender na nova sede.  

O PAT, que faz a intermediação entre trabalhadores desempregados ou a procura de nova colocação e empresas que possuem vagas disponíveis no mercado de trabalho, funcionará na sua sede atual, no Centro Administrativo e Social "Weenis Dias Macieira", no Cear, somente até esta quinta-feira (27). Depois disso, haverá a necessidade da interrupção do serviço para que seja feita a mudança do seu sistema de internet, que é cedida pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, parceira do PAT.

De acordo com a coordenadora executiva do Trabalho e de Economia Solidária, Camila Capacle Paiva, durante os 15 dias em que os serviços estarão suspensos serão realizadas ações de requalificação dos servidores e reorganização dos fluxos de trabalho. "Nossa meta é voltar com novas propostas para atender as empresas com mais eficiência e oferecer cada vez mais vagas à população", afirma Camila.  

O prédio do Cear foi alugado pela Prefeitura na gestão passada e lá funcionavam vários equipamentos públicos. Porém, devido às suas condições insalubres, havia uma indicação do Ministério Público para que os servidores ali permanecessem por no máximo 6 horas, das 7 às 13 horas. Levando em conta essas condições inadequadas de trabalho e o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado junto ao Ministério Público que determina o cumprimento pelo servidor da sua carga horária contratual, a mudança de todos os equipamentos que funcionavam no local fez-se necessária e urgente.  

"O PAT e o Banco do Povo estão sendo transferidos para um prédio público que, além da economia com o valor do aluguel, oferece melhores condições de trabalho e também de atendimento. Com a mudança, vamos conseguir atender a população nos períodos da manhã e da tarde, mas os horários estão sendo definidos e serão divulgados nos próximos dias. Além disso, o prédio já abriga o Centro de Formação - Escola de Serralheiro, que reúne outros projetos de qualificação profissional que vão engrandecer o trabalho do PAT, entre eles a sala de informática para inclusão digital e oficina de serralheira", exemplifica a coordenadora.   

"Procuramos espaço no centro da cidade, mas os preços de casas que poderiam comportar o PAT eram exorbitantes. Optamos por um espaço onde já temos projetos; assim podemos também otimizá-los", completa.  

O Centro de Formação Professor Lourenço Arone (Escola de Serralheiro), que vai abrigar o PAT, fica na Av. Nabor Rodrigues dos Santos, no467, no Jardim dos Manacás, na avenida paralela à do Shopping Jaraguá, a Avenida Rodrigo Fernando Grillo. A linha de ônibus que dá acesso ao local é a Rodorib, com duas opções de parada, tanto na ida quanto na volta: em frente à Unip (semáforo com faixa) e em frente ao Shopping Jaraguá (passarela). Destes pontos de ônibus ao PAT, a distância é inferior a dois quarteirões, sendo o acesso bem facilitado.  

Além disso, pensando na dificuldade das pessoas que estão sem desemprego de custear o transporte coletivo para deslocamento, o PAT de Araraquara, desde janeiro de 2019, passou a receber currículos via e-mail (curriculopatararaquara@gmail.com) para as vagas que estão disponíveis. Isso diminuiu consideravelmente o atendimento presencial nos últimos meses.  

"Esse serviço facilitado pela internet, apenas o posto de Araraquara oferece. Foi uma iniciativa dos servidores do PAT local e têm dado muitos resultados positivos. Além disso, é sempre bom lembrar que diariamente disponibilizamos as vagas para a imprensa local, além de publicá-las nas nossas redes sociais e da Prefeitura", enfatiza Camila, acrescentando que, também por inciativa dos servidores, o PAT local vai lançar em breve um aplicativo para smartphones que facilitará ainda mais o acesso às vagas de emprego abertas na cidade.  

O foco é diminuir o tempo de espera do trabalhador sem emprego que busca uma colocação no mercado. Assim, os candidatos podem procurar o PAT pessoalmente, levando sua Carteira de Trabalho, RG e CIC, ou se preferirem, podem cadastrar seus currículos por e-mail (curriculopatararaquara@gmail.com).  

Ainda é possível, tanto os trabalhadores quanto as empresas que possuem vagas podem se cadastrar através do sitemaisemprego.mte.gov.br

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Mais do ACidade ON