Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Economia

Safra de laranja é reestimada em 384,87 milhões de caixas

Uma leve redução da safra foi influenciada principalmente pela variação das chuvas nas regiões que compõem o cinturão citrícola

| ACidadeON/Araraquara

Safra foi reestimada em 384,8 milhões de caixas (Foto: Arquivo)
 
A safra de laranja 2019/20 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro é reestimada em 384,87 milhões de caixas, de acordo com atualização feita pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus). O valor é apenas 0,11% menor do que a reestimativa anterior, de dezembro de 2019, e 1,03% inferior à primeira estimativa, de maio de 2019. Da safra total, cerca de 26,85 milhões de caixas devem ser produzidas no Triângulo Mineiro.

O coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus, Vinícius Trombin, explica que a leve redução da safra foi influenciada principalmente pela variação das chuvas nas regiões que compõem o cinturão citrícola. "Isso ocorreu devido ao volume de chuvas abaixo da média no acumulado desde o início da safra até janeiro de 2020 e também ao greening [pior doença da citricultura mundial], que prejudicaram o valor total", diz.  

"Nesse momento, com 96% da safra já colhida, é possível verificar que nos locais onde choveu menos, o tamanho dos frutos ficou menor. Já nas regiões com altas incidências de greening, a queda de frutos foi maior, evidenciando a correlação entre a doença e a perda de produção", avalia.


Mais do ACidade ON