Aguarde...

Economia

Um bom currículo é o primeiro passo para o emprego novo

Especialista em RH dá dicas para quem está procurando uma nova oportunidade de trabalho

| ACidadeON/Araraquara

Veja como fazer um bom currículo Foto ilustrativa/ Divulgação
Em Araraquara, o número de pessoas atendidas pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) cresceu 16% no ano passado, indo de 12.523 em 2019 para 14.580 no ano de 2020.
De acordo com Camila Capacle, coordenadora do Trabalho e Economia Social e Criativa, um dos problemas que mais tem chamando a atenção das empresas não tem sido a falta de formação ou de experiência, mas problemas no próprio currículo deixado pelos candidatos.

A especialista em RH, Luciana Ferreira, dá algumas dicas para melhorar seu currículo e sua apresentação durante uma entrevista de emprego.

"Para quem busca conseguir um emprego, é muito importante saber distinguir e ressaltar muito bem suas experiências, conquistas profissionais, os pontos fortes e expressá-los de forma transparente, clara e objetiva", explica. 
 
Para Luciana, um currículo de sucesso é aquele que é completo, mas ao mesmo tempo objetivo. Ele deve carregar um conteúdo de qualidade, exaltando, primeiramente, as competências profissionais desenvolvidas, informações que mais interessam aos contratantes.

"Um bom currículo é breve e sucinto. Dê o máximo de detalhes possíveis, mais não ultrapasse de duas páginas. Currículos longos são cansativos e os selecionadores não tem tempo hábil para longas leituras", diz ela.

Luciana Ferreira é especialista em RH e colunista da rádio CBN Araraquara 

PARA UM BOM CURRICULO  
Defina seu objetivo profissional: antes de qualquer coisa, analise bem qual é seu objetivo profissional. Afinal, é a partir dele que você definirá como elaborar todo seu currículo. 

"Depois de definido seu objetivo, além de usá-lo para nortear a construção do seu CV, lembre-se de descrevê-lo em uma ou duas frases no corpo do documento. Isso ajudará o recrutador a entender de forma rápida o caminho que você quer trilhar em sua vida profissional e se você é (ou não) o candidato esperado para vaga", afirma a especialista. 

Luciana diz ainda que inovar na estrutura do currículo é tentador, porém o candidato deve utilizar o padrão fornecido pelo próprio office. 

"Apesar disso, é importante ter em mente que passar dos limites nesse sentido é perigoso. O papel branco, fontes tradicionais: Verdana/Arial, margens fixas e cores básicas sempre deixarão seu currículo mais legível". 

Luciana orienta a organizar suas experiências de forma a valorizar sua trajetória profissional. "E para fazer com que essa parte do seu currículo te deixe ainda mais perto de conseguir a vaga dos sonhos, a dica é optar por uma ordem cronológica inversa isso é, do cargo mais recente até o mais antigo. Sempre contendo períodos de atuação, nome do cargo e da empresa. Busque também incorporar o que você fazia por lá, ou melhor, como você fez diferença quando preencheu o cargo. O que você contribuiu neste período que fez a diferença para empresa/area?", explica. 

"Lembre-se que mentir em seu currículo, mesmo quando parece necessário, é extremamente perigoso e antiético. Isso porque os recrutadores podem te questionar durante a entrevista ou durante seu primeiro dia e uma resposta errada poderá te deixar em maus lençóis. Não anexe foto ao currículo, elas só devem ser enviadas quando solicitadas e, neste caso, vale a pena optar pelas imagens 3x4. E, ao finalizar a revisão é um dos fatores que exige mais atenção na elaboração de um currículo. Afinal, é ela que impedirá que aconteça aquilo que todo recrutador despreza: erros. Além de analisar os erros gramaticais, existem pontos que devem ser evitados a todo custo. Falamos sobre eles nessa matéria, então sugerimos que dê também uma olhada por lá!".  

ENTREVISTA
Luciana ressalta que, para aquele que chegou a fase da entrevista, é preciso lembrar que isso quer dizer, que conseguiu eliminar muitos candidatos à vaga desejada e por isso, deve ficar muito feliz, pois passou pela primeira etapa com êxito. 

Porém, é necessário se preparar para poder obter mais um resultado positivo e consequentemente, demonstrar para o entrevistador que você é a pessoa ideal para aquele cargo, por isso a preparação é fundamental! 

-Primeira dica: para o profissional que não tenham experiências profissionais, devem expor na entrevista situações que vivenciou durante os estágios universitários, entre outros. Além disso, experiências de vida também são válidas neste momento, como por exemplo, trabalhos em grupo da universidade, voluntariado, intercâmbios. 

- Segunda dica: se você tiver muita experiência profissional, é muito importante apresentar para o entrevistador todos os resultados. Para poder demonstrar toda a sua experiência é aconselhável utilizar a técnica STAR, ou seja, situação, tarefa, ação e resultado. 

- Terceira dica: uma das dicas mais importante é quanto à apresentação pessoal. Deste modo, é preciso utilizar vestimentas compatíveis com o cargo almejado. 

-Quarta dica - lembre-se de chegar sempre com 15 minutos de antecedência, pesquisar sobre a empresa, fazer perguntas sobre a empresa e objetivos da função, tenha calma e pensamento positivo. 

"Ainda, a preparação faz a diferença para demonstrar seu diferencial, onde é essencial que a pessoa tente controlar o nervosismo e até mesmo a ansiedade, pois caso contrário, já vi muitos profissionais perder uma grande oportunidade que tanto almejava, por falta de preparação e planejamento", finaliza.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON