Aguarde...

Economia

Autoatendimento ganha espaço nos supermercados de Araraquara

Atualmente este tipo de caixa representa até 30% do faturamento dos supermercados

| ACidadeON/Araraquara

 

Autoatendimento agiliza compras e ganha espaço nos supermercados de Araraquara (Foto: Amanda Rocha)
 Para agilizar o atendimento os supermercados de Araraquara têm investido em caixas de autoatendimento, onde o cliente passa e paga suas compras sozinho. Bastante comum no exterior onde são conhecidos como sistema "self-checkout", nele, os clientes não precisam do auxílio direto de um funcionário para o registro e o pagamento das compras, pois permite que o próprio consumidor faça todo esse processo de forma rápida e otimizada. 


Pesquisa da Apas (Associação Paulista de Supermercados) aponta que cerca de 60% das pessoas no País querem usar o autoatendimento, e os supermercadistas entendem que essa é uma tendência e entre as vantagens está a diminuição de tempo nas filas que nos caixas-rápidos varia entre 30% e 50%. 

EM ARARAQUARA
Há pelo menos três anos este atendimento chegou na cidade e, em alguns casos, representam até 30% do faturamento das lojas. "O Savegnago sempre esteve aberto a inovação e estes caixas representam isso. Inovação para melhorar o atendimento. O objetivo é otimizar as compras por conveniência, daquelas pessoas que entram no supermercado para comprar poucos itens e querem agilidade no processo", diz Beto Borsoni, gerente financeiro da rede Savegnago. 

Atualmente, o Savegnago tem três lojas em Araraquara e todas contam com este diferencial. Em toda a rede, 70% das lojas contam com caixas automáticos. "Na nossa rede o faturamento vindo destes caixas representa de 5% a 7% do total e tem crescido a cada dia", diz ele. 

PRATICIDADE 
A praticidade é o fator de destaque. "A pessoa entra, escolhe seus produtos e passa pelo autoatendimento. É muito prático", reforça Borsoni. 

No Supermercados 14, os autoatendimentos chegaram em 2017 e atualmente representam cerca de 30% do faturamento.
"No início quando inserimos esse tipo de serviço em nossa loja teste, os principais clientes eram jovens de 18 a 25 anos.  

"Hoje temos cinco self-check espalhados pelas nossas lojas, então o perfil dos clientes foi alterado. Podemos dizer que 30% dos nossos clientes preferem utilizar desse serviço ao atendimento tradicional", diz Carlos Figueroa, responsável pelo departamento de marketing do Supermercados 14. 

Entre as vantagens dos caixas estão fácil manuseio, já as desvantagens, na opinião de Figueroa, algumas vezes os clientes ficam com receio de sair da zona de conforto e usar a tecnologia. 

"Foi um investimento considerável, porém atualmente, o retorno foi perfeito. Por ser autoatendimento conseguimos investir em outras áreas do mercado também, em uma melhora em todos os setores", finaliza Figueroa.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON