Araraquarenses vão pagar contas com dinheiro do FGTS

Governo Federal lançou nesta terça-feira (14), o calendário de saques do benefício

    • ACidadeON/Araraquara
    • Willian Oliveira

Os planos dos araraquarenses para uso do dinheiro das contas inativas do FGTS não diferem muito do restante dos brasileiros: pagar contas.

Joicilene de Oliveira Silva é copeira, tem um pouco de dinheiro parado na Caixa, fruto de um pedido de demissão que fez há alguns anos. O marido também tem dinheiro para sacar do FGTS e embora seja um valor razoável, a família não poderá desfrutar desse dinheiro. “Vai tudo para pagar conta. Nós estávamos ansiosos para que saísse esse calendário. Não tem nem planos para fazer, o destino do dinheiro já está certo”, garante ela.

O calendário oficial para saques das contas inativas foi divulgado hoje pelo Governo Federal. As retiradas, que podem chegar a R$ 43,6 bilhões de reais, começam em março e vão até julho (Veja quadro abaixo).
Silvania Maria da Silva ficou feliz com a notícia, embora tenha pouco dinheiro para sacar. “Acho que vai dar só para comprar cigarro”, brinca ela. Já o marido tem um pouquinho mais e espera usar o dinheiro para sair do vermelho: “Um pouquinho que tem já ajuda nas despesas de casa e também resolve algumas dívidas”, explica

A parcela de famílias com contas ou dívidas em atraso alcançou 23,6%, em 2016, 18,4% a mais do que o registrado em 2015, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O cartão de crédito é o grande vilão dos brasileiros, responsável pela complicação das finanças de 77,1% dessas famílias.

Lourival Romano sabe bem o que é isso, no ano passado ele se enrolou para pagar uma parcela de R$ 500 reais do cartão e hoje já deve mais de mil reais para o banco. “É um absurdo isso. Os juros são abusivos. Na poupança não rende nada, mas na mão deles (banqueiros) qualquer centavo vira fortuna.Como nasci em outubro, vai demorar ainda pra mim colocar a casa em ordem”, lamenta o porteiro de 45 anos.

Confira o calendário para saque:

Nascidos em janeiro e fevereiro – saques liberados a partir de 10 de março

Nascidos em março, abril e maio - saques liberados a partir de 10 de abril

Nascidos em junho, julho e agosto – saques liberados a partir de 12 de maio

Nascidos em setembro, outubro e novembro - saques liberados a partir de 16 de junho

Nascidos em dezembro - saques liberados a partir de 14 de julho
 


0 Comentário(s)