- Publicidade -
EconomiaA uma semana do prazo, Araraquara entregou 76% das declarações

A uma semana do prazo, Araraquara entregou 76% das declarações

Receita abre consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda

- Publicidade -

Aplicativo da Receita Federal (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Faltando apenas uma semana para o fim do prazo do envio do Imposto de Renda 2022, 46.183 declarações foram entregues em Araraquara, um equivalente a 76,17% do total de 60.631 previstas.

- Publicidade -

O prazo para envio das informações sobre os rendimentos e gastos da população que recebeu acima de R$ 28.559,70 em 2021 termina às 23h59 de 31 de maio. Ao todo, a Receita espera receber 420.367 declarações na região.

A estimativa sobre o número de declarações foi apresentada com base na quantidade entregue pelos contribuintes das cidades dentro do prazo no exercício anterior.

CONSULTA AO PRIMEIRO LOTE
A Receita Federal disponibiliza, a partir das 10h desta terça-feira (24), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022. O pagamento será creditado para um total de 3.383.969, mas só será realizado no dia 31 de maio. O valor total é de R$ 6,3 bilhões.

Segundo o governo federal, o montante será destinado a contribuintes que têm prioridade legal, sendo 226.934 idosos acima de 80 anos, 2.305.412 entre 60 e 79 anos, 149.016 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 702.607 cuja maior fonte de renda seja o magistério. Além disso, o lote contempla restituições residuais de exercícios anteriores.

Para conferir se está contemplado neste primeiro lote, deve-se acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página apresenta as orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte também já pode retificar o documento.

- Publicidade -

A Receita Federal também tem aplicativo disponível para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases do órgão informações sobre liberação das restituições do IR e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

- Publicidade -
Gabriela Martins
Gabriela Martinshttp://www.acidadeon.com/araraquara
Editora do ACidade ON Araraquara e São Carlos, está no portal desde 2018. Formada há 13 anos, atuou como repórter da Tribuna Impressa de Araraquara por mais de sete anos e tem experiência em marketing em mídias digitais -gabriela.martins@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -