O aplicativo de transporte Uber anunciou, nesta segunda-feira (07), que passou a oferecer o serviço mototaxi em Araraquara. A empresa prometeu corridas mais em conta com a alternativa de oferecer deslocamentos por motocicletas em sua plataforma.
Além de Araraquara, a partir dessa segunda-feira, o Uber Moto foi lançado também em mais 37 cidades brasileiras. A modalidade desembarcou no país em novembro de 2020 por Aracaju e está presente em outros 45 municípios brasileiros.
“As viagens de moto que são feitas pelo aplicativo da Uber têm tido como uso constante os deslocamentos de última milha, o chamado last mile, interligando os usuários da plataforma a modais de transporte, como as estações de ônibus, trens e metrô das cidades”, introduziu.
“Temos visto que esse é um tipo de uso muito pertinente para as viagens de moto, já que muitas vezes o trecho pode ser cansativo para ir a pé e curto para uma viagem de carro”, completou Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil.
Para se cadastrar no aplicativo e dirigir na nova modalidade, o motociclista parceiro precisa ter CNH com a observação de atividade remunerada (EAR). Parceiros que usam motocicleta e estão cadastrados no Uber Eats podem optar por também fazer viagens de Uber Moto.
Com o lançamento, a plataforma promete mais oportunidades de renda para os motociclistas, que podem escolher, para encaixar em sua rotina, a entrega de pedidos de Uber Eats, realizar viagens de Uber Moto e entregas de itens com o Uber Flash Moto, modalidade também disponível em dezenas de cidades.
Em relação a segurança, a plataforma informou que a Uber Moto vai contar com uma série de recursos oferecidos pela empresa como, por exemplo, seguro para acidentes pessoais tanto para usuários quanto para motoristas parceiros.
A empresa prometeu disponibilizar aos condutores conteúdo educacional sobre segurança viária, estimulando a direção segura e o respeito às leis de trânsito. O colaborador passa por checagem de identidade via selfie, e, desde o começo da pandemia, uma selfie adicional para verificar o uso de máscara de proteção.
A Uber também disse ter contratado um especialista para validar um protocolo de prevenção ao coronavírus específico para o Uber Moto. O trabalho foi realizado pelo médico Alexandre Naime Barbosa, que é chefe do Departamento de Infectologia da Unesp e consultor para covid-19 da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Associação Médica Brasileira.