Araraquara ganhou 16 novos negócios de panificação em 2025, segundo levantamento do Sebrae. Até maio deste ano, a cidade possuía 73 comércios do tipo.
- Participe do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
- Participe do nosso Canal no Whatsapp (Clique aqui)
- Participe da nossa comunidade no Telegram (Clique aqui)
No ano passado eram 57 de janeiro a maio. Já em 2023, eram 49 padarias ou pessoas que trabalham com panificação na Morada do Sol.
Necessidade do consumidor
Ainda de acordo com a pesquisa do Sebrae, a cada seis minutos, uma padaria é aberta no Brasil.
“Fizemos uma análise e essa crescente de panificação e padarias vai tanto de uma necessidade do consumidor que está cada vez mais buscando esse tipo de produto, não só porque a área de panificação é uma coisa cultural nossa do brasileiro, mas porque desde a pandemia o consumidor busca coisas mais locais e artesanais”, comentou Izabela Baitello, consultora de negócios do Sebrae Araraquara.
Para a arquiteta Raquel Barone Mathias, estar na padaria vai além do sabor: “É a possibilidade de estar em um lugar aconchegante, confortável, comer alguma coisa gostosa diferente do que comeríamos em casa”, disse.
O executivo de vendas Gilberto Reis preza pela inovação: “Eu busco um café de qualidade, um ambiente agradável, uma comida diferenciada.”
Boca a boca
Dono de um negócio na Avenida Dom Pedro II, o empresário e panificador Cadu Do Nascimento sempre gostou de cozinhar. Fez faculdade de gastronomia, foi chefe de cozinha, mas o pão que fazia para ir de acompanhamento com os pratos chamou atenção da clientela.
Com isso, decidiu então, no fim de 2019, que abriria sua própria padaria. “No nosso cardápio a gente tem mais de 20 pães, fazemos de três a cinco variedades por dia”, conta o empresário.
Com produtos de qualidade, o boca a boca virou consequência e ajudou o empresário a fidelizar mais clientes.
“Acho que essencialmente é se dedicar ao seu trabalho, fazer com paixão, e o boca a boca funciona muito, porque um cliente vem aqui conhece a padaria e leva um pão de presente para alguém e essa outra pessoa vem aqui e passa a ser nosso cliente fiel.”
*Com informações da EPTV Central

