O número de declarações do Imposto de Renda de 2022 superou o que foi registrado no ano anterior, em Araraquara. O aumento foi de 5%, segundo a Receita Federal.
Neste ano, 63.880 contribuintes fizeram a declaração. Em 2021, foram 60.631. Ou seja, alta de 3.249 documentos entregues.
Na avaliação de Edson Ribeiro da Silva, auditor-fiscal da Receita Federal, em Araraquara, o crescimento de um período para outro já é esperado.
“Vários fatores podem explicar este aumento como, por exemplo, aumento de pessoas que ingressaram no mercado de trabalho e reajustes salariais”, disse ao portal acidade on.
Na reta final do prazo, cerca de 5 mil declarações foram feitas na terça-feira (31), último dia estipulado pela Receita Federal.
A declaração foi obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano passado. O mesmo valor da declaração de 2021.
Edson Ribeiro alertou que a pessoa que deixou de fazer a declaração será multada, com o valor mínimo de R$165,74. “Ela pode fazer a declaração a partir de hoje. Mas, automaticamente, vai aparecer no sistema a notificação sobre a multa com prazo de 30 dias para pagar”, explicou.
Se declaração não for feita, o contribuinte está sujeito a uma série de restrições, como suspensão do CPF, que impede a movimentação de contas bancárias e obtenção de financiamento.
No site da Receita Federal é possível consultar o resultado do processamento da declaração, verificar inconsistências e fazer a retificação necessária.