A CRRC, maior fabricante de trens do mundo, deu os primeiros passos em Araraquara com um treinamento de segurança para a entrega da fábrica, que irá ocupar as instalações da Hyundai Rotem, às margens da Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255).
“Hoje demos início à ocupação da fábrica — um passo simbólico e muito esperado por todos nós. É inspirador ver que esse novo capítulo começa com o foco certo: segurança e pessoas”, escreveu um funcionário da empresa em uma rede social, na última segunda-feira (13). A informação foi confirmada pelo acidade on.
- Participe do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
- Participe do nosso Canal no Whatsapp (Clique aqui)
- Participe da nossa comunidade no Telegram (Clique aqui)
Na mesma publicação, é possível ver uma reunião entre funcionários da empresa e um slide ao fundo com os dizeres, em português e mandarim: CRRC Brasil – Treinamento de Segurança para Entrega de Fábrica – Outubro do ano de 2025.
Com investimento inicial de R$ 50 milhões, a CRRC deve iniciar as atividades na fábrica de Araraquara no ano que vem. Em julho, a empresa anunciou a contratação de funcionários, com vagas para engenheiro, montador industrial e tradutor.
A CRRC Corporation Limited, estatal chinesa com sede em Pequim, conta com 46 subsidiárias e mais de 180 mil colaboradores ao redor do mundo. Em fevereiro do ano passado, a empresa, juntamente com a brasileira Comporte, venceu o leilão para operar o trem que deve ligar São Paulo e Campinas.

Praticamente um ano depois, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) citou Araraquara como possível destino da fábrica de trens durante entrevista à TV Alesp.
“Licitamos o Trem Intercidades, e a CRRC venceu. Depois, ela ganhou a licitação dos trens da Linha 2 [do Metrô]. Vamos lançar o Sorocaba–São Paulo, tem o leilão das Linhas 11, 12 e 13. O que eles pensaram? ‘Vou ter que montar uma fábrica de trens em São Paulo.’ […] Aí pega aquela fábrica que está fechada lá em Araraquara, então é para lá que eu vou levar emprego, fabricar locomotivas em São Paulo e construir trens de passageiros no estado. É isso que faz a roda da economia girar”, afirmou.
Em julho, ao anunciar o investimento, o prefeito de Araraquara, Dr. Lapena (PL), agradeceu ao governador em um vídeo compartilhado nas redes sociais. “Agradeço todo empenho do senhor, seus secretários e todo o governo, para que Araraquara fosse contemplada com essa fábrica. Ela vai gerar emprego, levar dignidade para as famílias, vamos arrecadar impostos, e isso vai ajudar Araraquara a voltar aos trilhos”, disse.

