- Publicidade -
EconomiaNovo sistema de emissão de notas fiscais para MEIs passa a ser obrigatório a partir desta sexta-feira

Novo sistema de emissão de notas fiscais para MEIs passa a ser obrigatório a partir desta sexta-feira

Analista do Sebrae explica o que deve mudar com a emissão de notas fiscais eletrônicas no sistema unificado da Receita Federal

- Publicidade -

O novo sistema unificado de emissão de notas fiscais eletrônicas para MEIs (Microempreendedor Individual) da Receita Federal passou a valer nesta sexta-feira (1).

Com isso, os sites e sistemas das prefeituras, que antes serviam para emitir as notas de serviço, foram bloqueados para MEIs.

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Segundo semestre começa com geração de 347 novos empregos em Araraquara

Araraquara fecha a semana com mais de dez vagas de emprego disponíveis

Agora com a mudança,  a emissão da NFS-e (Nota Fiscal de Serviços eletrônica) no padrão unificado nacional passa a ser obrigatória para os Microempreendedores Individuais (MEIs) em todo território nacional.

De acordo com o analista técnico do Sebrae- SP em Araraquara, Édio Martinelli, o novo sistema vem para facilitar a emissão das NFS-es, já que anteriormente, cada prefeitura tinha um sistema com estruturas diferentes.

- Publicidade -

“É a facilidade, um portal único, a nota pode ser emitida de qualquer lugar”, disse o analista.

O QUE MUDA COM O NOVO SISTEMA

O objetivo da medida, que seria implementada em abril mas foi adiada, é facilitar a emissão de notas fiscais e colaborar com a aplicação de obrigações tributárias dos MEIs.

Com a resolução, deixou de ser obrigatório o cadastro de inscrição municipal dos MEIs. Além disso a deliberação dispensa a cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviços) diretamente na emissão da NFS-e.

“A inscrição municipal morre aqui para os MEIs. Além disso, haverá (a cobrança) do ISS fixo na DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é a contribuição mensal que o MEI já paga”, explicou o técnico do Sebrae- SP.

Contudo, os sistemas de emissão de notas fiscais eletrônicas municipais continuam a funcionar para outras categorias, como o ME (Microempresa).

Para o ME nada muda, continua no sistema municipal. As prefeituras têm um prazo para fazer esse convênio com a Receita Federal para futuramente implementar o sistema em outras categorias”, completou o analista.

ONDE FAZER O CADASTRO

Novo sistema passa a ser obrigatório a partir de 1° de setembro

O bloqueio dos sistemas das prefeituras deve pegar muitos microempreendedores de surpresa. Porém, o cadastro no novo sistema da Receita Federal é simples e realizado exclusivamente de forma online.

O processo de cadastro e da emissão das notas é totalmente gratuito, livre de taxas ou cobranças.

Basta entrar no site Portal Nacional de emissão de NFS-e (clique aqui). “O microempreendedor individual deve acessar o site, fazer o cadastro via gov.br e a partir dali preencher seus dados e do tomador (cliente)”, disse Martinelli.

O portal tem um espaço de suporte da Receita Federal para dúvidas. Quem tiver dificuldade para realizar o cadastro também pode procurar as unidades do Sebrae. Em Araraquara o telefone do Sebrae é (16) 3303-2420.

LEIA MAIS

MEI: saiba como emitir notas fiscais pelo sistema nacional
- Publicidade -
Raquel Baes
Raquel Baeshttps://www.acidadeon.com/araraquara/
Raquel Baes é formada em Jornalismo pela Universidade de Araraquara (Uniara) desde 2018. Passou pelas redações do Portal g1, EPTV Central e atualmente escreve para a editoria de Lazer e Cultura do acidade on Araraquara
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -