O preço do etanol está baixando nas bombas de Araraquara mesmo no período de entressafra. O problema é que o litro segue custando caro e mesmo com a queda segue difícil abastecer.
Neste início de semana tinha posto de combustível com preço novo em Araraquara. Em diferentes regiões da cidade é possível encontrar o litro abaixo de R$ 4.
Segundo Cláudia Biagioni, proprietária de um posto de combustível na cidade, os estabelecimentos estão repassando a queda que receberam das distribuidoras. “A companhia baixou o preço do etanol e estamos repassando ao nosso cliente”, disse.
Apesar da redução, os centavos na hora de abastecer não animam os consumidores. Com a alta inflação, tem sido difícil sentir o alívio no bolso, mesmo no período entressafra.
O que pode explicar essa queda inesperada no preço é a demanda por etanol ser superior a oferta, o que poderia existir até março deste ano.
Com o aumento da gasolina e a moagem da cana acima do esperado, o cenário mudou e a oferta de etanol voltou a crescer.
Levantamento feito pela reportagem mostrou que em municípios da região o valor está em torno de 5% mais barato e o preço repassado ao consumidor pode ser ainda mais baixo.
“Os preços a nível do produtor caíram entre novembro e até o presente momento mais de R$ 1 por litro de etanol. O que nos preocupa é que essa queda a nível de produtor não chegar ao consumidor”, apontou o diretor técnico da Única, Antônio de Pádua Rodrigues.
“Hoje, o consumidor estaria usando um produto mais barato, ambientalmente correto e com preço muito mais competitivo do que estamos neste momento”, completou o dirigente.
Com o valor elevado, a divisão do preço do etanol pelo da gasolina e verificar o resultado segue sendo uma alternativa para obter vantagem na hora de abastecer.
Se o resultado for de até 70% vale a pena abastecer o veículo com etanol, porém, se for acima, é melhor o consumidor abastecer com a gasolina.